Notícias

Bolsonarista Daniel Silveira se tranca no gabinete para não receber tornozeleira eletrônica

Share

Daniel Silveira passa a noite trancado em seu gabinete na Câmara para não colocar a tornozeleira eletrônica determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. Colega do deputado levou colchão. Polícia afirma que poderá invadir o local para cumprir a decisão caso seja necessário

Daniel Silveira carrega travesseiro para gabinete na Câmar

O bolsonarista Daniel Silveira (União Brasil-RJ) passou a madrugada desta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados para não colocar a tornozeleira eletrônica determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O parlamentar passou a noite no seu gabinete, onde já chegou carregando um travesseiro. Depois, o deputado Luiz Lima (PL-RJ) chegou ao local carregando um colchão.

No início da manhã desta quarta, um policial legislativo isolou o entorno do gabinete e pediu para a imprensa se afastar. Ele explicou que a medida era necessária porque “talvez podem precisar”, a depender “do que vai acontecer”.

Nesta terça-feira (29), Moraes autorizou a Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal a cumprirem a decisão dentro da Câmara dos Deputados, se necessário. Silveira disse em discurso no plenário que não aceitaria.

Por volta das 20h de segunda, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal informou que ainda não havia sido notificada oficialmente da decisão de Moraes.

Na sexta-feira (25), Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e determinou a aplicação de novas medidas restritivas ao deputado, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de participar de eventos públicos.

Silveira é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições. Ele chegou a ser preso por divulgar um vídeo com graves ameaças a ministros do Supremo, mas foi liberado em novembro do ano passado com a condição de não se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais.

Segundo a PGR, Silveira continua participando de eventos públicos para ameaçar a democracia, as instituições e ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.

Daniel Silveira surfou na onda da ascensão do bolsonarismo para se eleger deputado federal em 2018. Ex-policial, ele ficou famoso por quebrar uma placa com o nome de Marielle Franco — vereadora executada no Rio de Janeiro.