ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje

Share

Dois dias após o Ipec, Lula repete desempenho em pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Datafolha. Números mostram Bolsonaro estagnado e Moro com dificuldades para decolar

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra que Lula (PT) mantém uma folgada liderança na corrida rumo à Presidência da República em 2022. Nos dois cenários projetados pelo levantamento, o petista aparece em condições de vencer a disputa já no 1º turno.

PESQUISA ESTIMULADA CENÁRIO 1:
Lula (PT): 48%
Jair Bolsonaro (PL): 22%
Sergio Moro (Podemos): 9%
Ciro Gomes (PDT): 7%
João Doria (PSDB): 4%
Em branco/nulo/nenhum: 8%
Não sabe: 2%

CENÁRIO 2

Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 21%
Sergio Moro (Podemos): 9%
Ciro Gomes (PDT): 7%
João Doria (PSDB): 3%
Simone Tebet (MDB): 1%
Rodrigo Pacheco (DEM): 1%
Alessandro Vieira (Cidadania): 0%
Felipe D’Ávila (Novo): 0%
Aldo Rebelo (sem partido): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 8%
Não sabe: 2%

Como o percentual de votos de Lula é maior do que todos os adversários somados, o petista venceria a eleição já no primeiro turno. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula subiu de 27% das intenções em setembro para 32% neste levantamento. Bolsonaro, por sua vez, oscilou de 20% para 18%.

Perfil do eleitor

Lula segue com seu melhor desempenho entre os mais jovens (54% no cenário A, 53% no B), menos escolarizados (56% em A e B) e mais pobres (56% e 55%, respectivamente).

Bolsonaro, por sua vez, tem 32% entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos e 34% entre os que ganham acima de 10. Moro estreia com perfil semelhante, só se destacando nesses dois mesmos nichos, com 15% e 17%.

Bolsonaro encontra nos homens sua força eleitoral — é o único candidato em que a ocorrência do segmento masculino supera a do feminino de maneira significativa no perfil do eleitorado.

O Datafolha entrevistou presencialmente 3.666 pessoas em 181 cidades do País entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.