África

VÍDEO: Mãe joga bebê de prédio em chamas na África do Sul

Share

Mãe joga bebê de prédio em chamas na África do Sul. Incêndio foi provocado por saqueadores em meio à onda de protestos e violência que tomou o país. Dezenas de pessoas já morreram em meio à violência, e centenas foram presas

Para salvar a vida do seu bebê, uma mulher precisou jogá-lo de um prédio em chamas em Durban, na África do Sul. As imagens (vídeo abaixo) do incidente percorreram o mundo nesta quarta-feira (14).

Tanto a mãe quanto a criança foram resgatadas com vida. Vizinhos e pessoas que passavam pela região também ajudaram no resgate de outras pessoas presas no edifício.

O incêndio teria sido causado por saqueadores em meio à onda de protestos e violência que tomou o país desde a prisão do ex-presidente Jacob Zuma, na semana passada.

Zuma foi condenado a 15 meses de prisão por se recusar a depor em um processo em que é acusado de corrupção. Ele nega ter cometido crimes. Dezenas de pessoas já morreram em meio à violência, e centenas foram presas. O atual presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, pediu calma.

“O caminho da violência, dos saques e da anarquia leva apenas a mais violência e devastação, bem como sofrimento”, afirmou ele, em pronunciamento na TV.

As autoridades confirmaram que 72 pessoas morreram até agora por conta dos protestos, mas o número pode ser bem maior. Há também dezenas de desaparecidos.

A sentença de Zuma, que desencadeou os protestos, e sua subsequente prisão foram vistas como um teste à capacidade da nação pós-apartheid de aplicar a lei de forma justa, 27 anos depois que o Congresso Nacional Africano (ANC) depôs os governantes da minoria branca para inaugurar a democracia.

VÍDEO: