Barbárie

Vereador que defendeu morte de animais pede desculpas: “Fui tomado pela emoção”

Share

Vereador de MG defendeu a morte dos animais, incentivou a volta da carrocinha e contou como se comportaria caso atropelasse um cachorro. Ele pediu desculpas após a repercussão do discurso

Eli Corrêa

O vereador Eli Corrêa (DEM), que defendeu a morte de cachorros de rua em sessão da Câmara de João Pinheiro (MG), a 400 km de Belo Horizonte, no último dia 19, pediu desculpas pelo comentário e disse que foi “tomado pela emoção”.

Na ocasião, ele disse que “cachorro na rua tem que matar” e que, se atropelar o animal, “nem olho para trás”.

No discurso em plenária, durante a discussão do Projeto de Lei 079/2021, que trata sobre o mês de Prevenção a Crueldade contra os Animais, além de incentivar a morte dos animais, Eli Corrêa foi o único parlamentar a votar contra e defendeu a volta da carrocinha.

Cachorro de rua pra mim é perder tempo. Eu, se passar por cima de um cachorro, nem olho pra trás“, diz o legislador em trecho de sua polêmica justificativa. “Cachorro na rua… não é lugar de cachorro não. Cachorro de rua tem que matar“.

Assista ao vídeo da sessão (minuto 23:30)

Após a divulgação do vídeo da sessão, deputados se mobilizaram e pediram intervenção policial e do Ministério Público.

Leia também: Pesquisa que aponta cachorros como ‘inimigos do planeta’ provoca polêmica

Entidades de proteção aos animais e celebridades também se manifestaram nas redes sociais.

A associação Brasil Sem Tração Animal (BSTA) entrou com ação contra o vereador. “Também pedimos sua condenação em danos morais coletivos no valor de R$ 50 mil por lesão à moralidade administrativa e ao meio ambiente em função de suas declarações retrógradas e totalmente na contramão dos deveres de um bom legislador”, informou a entidade.

Ao Uol, o parlamentar afirmou nesta segunda-feira (26) – quase uma semana depois do ocorrido – que foi tomado por emoção e que foi “infeliz no pronunciamento em algumas partes do discurso”. O político também afirmou que não é contra animais, mas apontou condições.

Quero deixar claro que sou a favor de cães e de todo tipo de animais, sendo eles bem alimentados e devidamente cuidados, para não trazer risco à população”, afirmou.

Com Portal Veg

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook