Redação Pragmatismo
Mercado 13/Abr/2021 às 19:10 COMENTÁRIOS
Mercado

Day trader comete suicídio no RN após prejuízo de R$ 200 mil

Publicado em 13 Abr, 2021 às 19h10

Formado em contabilidade, jovem morava em Natal (RN) e entrou em depressão após perder todas as suas economias e acumular dívidas. Embora propagandas abusivas prometam lucro fácil com a atividade, pesquisas apontam que a grande maioria dos day traders quase sempre sai no prejuízo

day trader suicídio
(Imagem: Shutterstock)

Uma reportagem veiculada nesta segunda-feira (12) na TV Record revelou o caso de um investidor individual na bolsa de valores que tirou a própria vida depois de acumular perdas e dívidas em atividades de day trading – quando o investidor tenta fazer dinheiro com as variações nos preços de ações em uma rotina diária.

Segundo a reportagem, o investidor se chamava Thiago – seu sobrenome não foi revelado – e era morador de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.

A mãe de Thiago relata a história de como ele começou no day trading depois de ser demitido de um banco privado — ou seja, ele possuía algum conhecimento do mercado financeiro, o que não o livrou de fortes perdas.

Segundo a mãe de Thiago, após a demissão, ele adquiriu um curso ‘caríssimo’ online de day trading – uma onda que tem sido impulsionada por influenciadores online que vendem supostas fórmulas de investimento, nenhuma delas com funcionamento comprovado.

A mãe conta que as perdas financeiras levaram o filho a desenvolver sintomas depressivos, que chegaram ao ápice depois de Thiago ter perdido todo o dinheiro de sua rescisão no banco em negociações mal sucedidas. Antes de tirar a própria vida, ele acumulava dívidas de mais de R$ 200 mil.

“Ele foi uma presa fácil. Ele acreditou que se fizesse tudo como estavam dizendo, ele iria sim conseguir um êxito. Quando você adoece psiquicamente e tem todas essas perdas financeiras, você perde o discernimento da vida. Você passa a não enxergar mais solução”, disse a mãe.

De acordo com o portal ‘Criptofácil’, Tiago era formado em contabilidade. “O day trader quase sempre sai no prejuízo, segundo estudos recentes. Tais pesquisas apontam que, na grande maioria das vezes, a atividade de day trade é financeiramente nociva. Embora cursos na internet prometam lucro rápido e fácil com a atividade, na prática, o que se vê são pessoas que perderam tudo, até mesmo a vida, acreditando que ficariam ricos em poucos dias”, afirma o economista André Perfeito.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS