Arte

Vídeo mostra como Bansky fez grafite em muro de prisão

Share

Muro de prisão na Inglaterra rapidamente virou atração turística após grafite de Bansky. O vídeo ainda ironiza os policiais que chegaram no dia seguinte ao local onde foi feito o desenho

The Create Escape, obra de Banksy em prisão a Inglaterra Steve Parsons/PA Images/Getty Images

Em um vídeo no seu perfil no Instagram (ver abaixo), o artista de rua Banksy, que mantém até hoje sua identidade em segredo, assumiu a autoria de um grafite visto pela primeira vez no dia 1º de março no muro do presídio HM Reading, no sul da Inglaterra.

A obra, que recebeu o nome de Create Escape, retrata um prisioneiro que usa uma corda de lençóis amarrados para pular o muro da prisão.

Ao final da corda, os lençóis desembocam em uma máquina de escrever – instrumento que pode ser uma referência ao escritor irlandês Oscar Wilde, preso no local em 1895 por ser homossexual.

Antes mesmo de Banksy reivindicar a autoria, o local virou ponto turístico pela suspeita de que esta seria a mais nova pintura do artista misterioso.

No vídeo comentado pelo americano Bob Ross – que faz sucesso na televisão britânica com tutoriais criativos, – Banksy aparece escondido nas sombras enquanto pinta o grafite durante a madrugada.

Ao final, é possível ver a reação dos policiais que encontram o desenho no muro, e a narração do artista – que assiste a tudo escondido do outro lado da rua.

VÍDEO:

Bansky

Bansky conquistou o mundo com obras satíricas, críticas e repletas de significados — e mesmo sem saberem seu nome verdadeiro, ele não deixa de ser uma figura de destaque na arte internacional.

Com recusas de entrevistas e identidade em anonimato, Banksy dá o devido foco às obras de arte dele – que, além de revolucionárias, podem ser consideradas controversas. Espalhados pelas ruas, nas paredes e murais de Bristol, Londres e outras cidades do mundo, os grafites do artista pretendem transmitir uma ideia, criticar, propor reflexões e, inclusive, chocar.

Muitos acreditam que o artista é o músico Robert Del Naja, da banda de trip hop Massive Attack. Contudo, a identidade dele ainda não foi confirmada. O que se sabe é que ele nasceu em Bristol, é um pintor de grafites, telas, ativista político e diretor de cinema britânico.

Além disso, Banksy usa a técnica do estêncil nas obras dele — o que seria a aplicação do desenho por meio de um corte no papel por onde passa a tinta, como uma moldura.

Tal técnica garante rapidez no seu trabalho, preservando a identidade do artista — e para não ser descoberto, o grafiteiro também aparece sempre de capuz e conta com diversos colaboradores que o ajudam a não ser identificado.

As obras de Banksy fazem sucesso pelo conteúdo crítico. Tanto em murais quanto telas, o artista critica conceitos de autoridade, poder e provoca os observadores, debochando também do próprio mercado das artes. Para isso, muitas vezes, ele recorre a obras agressivas e sarcásticas.

Essa agressividade e sinceridade nas obras de Banksy fizeram dele um artista muito famoso. Além disso, o estilo peculiar das obras faz com que, independente do local onde você esteja, seja possível identificar as peças icônicas.

Seja com críticas ao capitalismo, guerras, às figuras policiais ou deboches à fama, o artista incomoda – e esse é o objetivo. Afinal, se não causasse desconforto, ele não seria tão popular assim.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook