Redação Pragmatismo
Notícias 27/Out/2020 às 12:50 COMENTÁRIOS
Notícias

Governador da Paraíba não foi alvo de operação da PF nesta terça, diz delegado

Publicado em 27 Out, 2020 às 12h50

Diferente do que divulgaram nesta manhã sites como 'O Antagonista' e 'CNN Brasil', governador da Paraíba não foi alvo da nona fase da Operação Calvário. Informação falsa teria partido de release do próprio MPF. Há suspeitas de tentativa de manipular o processo eleitoral local

Deflagrada na manhã desta terça-feira (27), a nona fase da Operação Calvário cumpriu mandados de busca e apreensão em João Pessoa (PB), Cabedelo (PB), Brasília (DF) e Sergipe.

A ação de hoje apura crimes de lavagem de capitais praticados pelo conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Arthur Cunha Lima, primo do ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

O governador da Paraíba, João Azevedo, teve o seu nome destacado por alguns veículos de comunicação como um dos alvos da nona fase da Calvário. A informação teria partido de release do próprio Ministério Público Federal (MPF). O texto deixa margens para interpratações.

“Governador da Paraíba é alvo da PF em desdobramento da Calvário”, publicou ‘O Antagonista’. A manchete foi repetida pela ‘CNN Brasil’ e pelo ‘Valor Econômico’, do grupo Globo.

Após a repercussão na imprensa nacional, o delegado da Polícia Federal Conrado de Almeida esclareceu que o governador João Azevêdo não foi um dos alvos da nova etapa da Operação Calvário.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), promotor Octávio Paulo Neto, também informou que o atual governador não é alvo da ação desta terça-feira.

A principal suspeita é de que a notícia falsa plantada contra João Azevêdo tenha como objetivo a manipulação das eleições municipais deste ano, já que dezenas de candidatos apoiados pelo governador são favoritos para vencer o pleito em diversas cidades da Paraíba, incluindo a capital João Pessoa (PB).

Em nota, o governo da Paraíba lamentou a manipulação da notícia e afirmou que tomará providências jurídicas.

“O Governo da Paraiba e João Azevêdo estão sendo vítimas de mais fake news, coincidentemente às vésperas das eleições. Nem o governador e nem o Governo foram alvos hoje de manhã de qualquer operação da PF e do MPF, como informaram veículos de imprensa, alguns deles localizados na Paraíba e envolvidos nas disputas eleitorais nas cidades paraibanas”, diz trecho da nota divulgada pelo governo.

“Todas as providências jurídicas estão sendo tomadas pela Procuradoria Geral do Estado no sentido de restabelecer a verdade e responsabilizar os que plantaram e divulgaram mais essa fake news contra o Governo da Paraíba”, acrescenta o texto.

Operação Calvário

A Operação Calvário investiga a instalação e o funcionamento de uma organização criminosa liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB).

O esquema teria começado em 2011 e envolveria a contratação de organizações sociais (OSs) para gerir recursos públicos. De acordo com a investigação, as OSs direcionavam os gastos de hospitais para determinados fornecedores, que, posteriormente, repassavam parte do valor a agentes públicos.

Desde 2019, vários agentes públicos foram presos, entre eles o próprio Ricardo Coutinho, os ex-secretários Livânia Farias, Waldson de Souza e Ivan Burity, a deputada estadual Estela Bezerra e o comunicador Fabiano Gomes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS