Eleições 2020

Datafolha: Martha Rocha e Benedita crescem no Rio; Paes e Crivella caem

Share

Com os avanços das candidaturas de Martha Rocha e Benedita da Silva, Crivella deve ficar de fora do segundo turno no Rio de Janeiro. Apesar do recuo numérico, Eduardo Paes continua liderando. Veja os números do Datafolha

(Os 4 principais candidatos no Rio de Janeiro)

A mais nNova pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), mantém uma liderança confortável para vencer o primeiro turno das eleições de 15 de novembro, ao obter 28% das intenções de voto. O levantamento aponta um acirramento da disputa por uma vaga no segundo turno.

O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que já estava empatado tecnicamente com a deputada estadual Martha Rocha (PDT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT) no primeiro levantamento do instituto, divulgado no início do mês, agora está ainda mais embolado com as adversárias.

Crivella e Martha estão com 13% e Benedita, com 10%, um empate de acordo com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa realizada há 15 dias, Paes tinha 30%; Crivella, 14%; Martha, 10%; e Benedita, 8%. Com as exceções de Paes, que perdeu dois pontos percentuais, e de Crivella, que desceu um, todos os principais candidatos oscilaram positivamente, ainda que dentro da margem de erro, com o enxugamento do percentual de votos em branco, nulo e nenhum, que caiu de 27% para 17%.

Entre os que mais avançaram, e ganharam três pontos, estão Martha Rocha e o deputado federal Luiz Lima (PSL), que disputa o eleitorado bolsonarista com Marcelo Crivella, e passou de 1% para 4%.

Benedita da Silva (PT) cresceu dois pontos percentuais assim como Renata Souza (Psol), que oscilou de 3% para 5%. O ex-presidente do Flamengo Bandeira de Mello (Rede) manteve os mesmos 3%.

Quatro candidatos registraram 1% das preferências: Cyro Garcia (PSTU), Clarissa Garotinho (Pros), Fred Luz (Novo) e Glória Heloiza (PSC). Outros três não pontuaram: Paulo Messina (MDB), Henrique Simonard (PCO) e Suêd (PMB).

Entre os 1.008 entrevistados, 3% não souberam responder. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio sob o número RJ-08627/2020 e encomendada pela “Folha de S.Paulo” e a TV Globo.

OS NÚMEROS

Eduardo Paes (DEM): 28%
Crivella (Republicanos): 13%
Martha Rocha (PDT): 13%
Benedita da Silva (PT): 10%
Renata Souza (PSOL): 5%
Luiz Lima (PSL): 4%
Bandeira de Mello (Rede): 3%
Cyro Garcia (PSTU): 1%
Clarissa Garotinho (Pros): 1%
Fred Luz (Novo): 1%
Glória Heloiza (PSC): 1%
Nenhum/branco/nulo: 17%
Não sabe/Não respondeu: 3%

REJEIÇÃO

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

Crivella: 58%
Eduardo Paes: 31%
Clarissa Garotinho: 31%
Benedita da Silva: 27%
Cyro Garcia: 15%
Luiz Lima: 11%
Paulo Messina: 10%
Bandeira de Mello: 9%
Fred Luz: 9%
Renata Souza: 8%
Suêd Haidar: 8%
Glória Heloiza: 8%
Henrique Simonard: 7%
Delegada Martha Rocha: 7%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 6%
Não sabe/não respondeu: 2%
Poderia votar em todos: 1%

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook