Redação Pragmatismo
Notícias 03/Jul/2020 às 16:21 COMENTÁRIOS
Notícias

Bolsonaro surpreende o mundo ao vetar uso de máscaras em comércios e igrejas

Publicado em 03 Jul, 2020 às 16h21

O fato de o Brasil ser o atual epicentro mundial da pandemia do coronavírus não impediu Jair Bolsonaro de adotar uma medida que arranha ainda mais a imagem internacional do país. Além de vetar o uso de máscaras em comércios, escolas e igrejas, presidente derrubou o trecho que obrigava o governo a fornecer o material à população carente

bolsonaro veta máscaras

O fato de o Brasil ser o atual epicentro mundial da pandemia do coronavírus não impediu Jair Bolsonaro (sem partido) de adotar uma medida que arranha ainda mais a imagem internacional do país.

O presidente brasileiro sancionou uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que obriga a utilização de máscaras em espaços públicos, mas vetou trechos importantes do texto original.

Entre os dispositivos vetados pelo presidente estão a obrigatoriedade do uso de máscaras em órgãos públicos, templos religiosos, instituições de ensino e outros locais fechados com reunião de pessoas.

Ao justificar a decisão, o presidente diz que a obrigatoriedade de uso de máscaras nesses casos pode implicar violação de domicílio.

“A propositura legislativa, ao estabelecer que o uso de máscaras será obrigatório em demais locais fechados em que haja reunião de pessoas, incorre em possível violação de domicílio por abarcar conceito abrangente de locais não abertos ao público”, afirma a justificativa do veto.

Ele também retirou a obrigação de estabelecimentos comerciais de fornecerem de forma gratuita máscaras aos seus funcionários, assim como, desobrigou o poder público de fornecer equipamentos de proteção à população vulnerável.

Os vetos de Bolsonaro contrariam praticamente todas as nações do mundo que enfrentam a pandemia do coronavírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras autoridades sanitárias recomendam o distanciamento social e o uso de máscaras como as medidas mais eficazes na prevenção da doença.

Mesmo em países onde a circulação do coronavírus já retrocedeu significativamente o uso de máscaras continua sendo respeitado pela população.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS