Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 01/Jul/2020 às 21:42 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Bolsonaro finge falar com 'pessoas comuns' em propaganda e mentira é revelada

Publicado em 01 Jul, 2020 às 21h42

Mulher da foto de propaganda de Jair Bolsonaro é Célia, não Maria, e é de São Paulo, não do Ceará. Presidente usou personagens falsos para simular conversa em propaganda. Ele apagou o vídeo após a revelação da farsa e a Secom divulgou nota

bolsonaro propaganda dona maria
Bolsonaro apagou o vídeo após a revelação da farsa

O presidente Jair Bolsonaro usou personagens falsos em uma campanha promocional publicada nesta quarta-feira 1, em sua rede social. Em um vídeo chamado “Alô, presidente”, o chefe do Palácio do Planalto conversa com supostos cidadãos comuns, mas na verdade as fotos foram retiradas de bancos de imagens na internet.

O vídeo começa com uma pergunta de uma cidadã chamada Dona Maria Eulina, anunciada como moradora do Ceará. Ao mesmo tempo, aparece uma foto atribuída a ela.

Ouve-se o que seria a sua voz: “Alô, presidente. Aqui é Maria Eulina, de Penaforte [cidade cearense]. Quero saber como é que está o projeto de transposição do Rio São Francisco, aqui no Ceará”.

Em seguida, Bolsonaro responde: “Olá, Maria Eulina. Aqui é o presidente Jair Bolsonaro. Que bom falar com a senhora. Nós acabamos de inaugurar mais uma etapa do eixo Norte, nessa semana, aí no Ceará.”

No entanto, a foto atribuída a Maria Eulina pode ser facilmente encontrada no site iStock, que vende fotografias profissionais.

Na plataforma, a imagem é descrita como “Mulher idosa feliz que sorri na idade adulta”. O preço da foto é de 45 reais. A farsa foi revelada pela Agência Lupa de checagem.

O nome verdadeiro da mulher ‘usada’ por Bolsonaro é Célia, de 81 anos. Ela mora em Sertãozinho (SP) e disse que nunca falou com o presidente. A idosa diz que a gestão Bolsonaro tem deixado a desejar, especialmente na Saúde.

“Ele não é especial, não. Deixa a desejar em muita coisa. A Saúde tá feia. Se tivesse socorrido em tempo teria sido melhor”, diz, sobre a crise do novo coronavírus.

Na propaganda, Bolsonaro também fala com um cidadão chamado ‘Francisco Valmar’, anunciado como morador do Rio Grande do Norte. No entanto, a mesma imagem já foi usada em uma campanha promocional anterior, chamada “O Brasil não pode parar”, que não chegou a ser veiculada.

O suposto cidadão faz uma pergunta sobre trens urbanos, e Bolsonaro responde: “Alô, seu Francisco Valmar. Aqui é o presidente Jair Bolsonaro. O nosso ministro [Rogério] Marinho estará aí nesta semana, inaugurando uma estação de VLT e anunciando mais 75 milhões para apoiar o serviço de trens urbanos”.

Na noite desta quarta, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação)​ enviou nota em que afirma que o vídeo é uma “peça piloto inacabada que não deverá ser veiculada”. Dessa forma, argumentam, “não possui caráter oficial”.

“De todo modo, a fim de sanar qualquer tipo de distorção dos fatos, o vídeo foi retirado do ar”, conclui a nota. O vídeo foi apagado das redes de Bolsonaro na sequência.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS