Notícias

Bolsonaro reivindica para si obra do Rio São Francisco do governo Lula

Share

Trecho de obra que Jair Bolsonaro ‘inaugurou’ no Ceará estava 94% pronta antes de sua posse. Presidente tentou pegar carona na obra, mas o episódio repercutiu mal

Bolsonaro tenta se apropriar de obra do São Francisco e vira meme nas redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi a Juazeiro do Norte (CE) nesta sexta-feira (26) para inaugurar um trecho da obra do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.

O ato de acionamento das comportas foi agendado para as 11h, com as presenças do presidente da República e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Segundo a propaganda governista, o Planalto define este ato como “o dia em que o governo vai levar água para o Ceará”. Os governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), não participaram do evento.

A obra que Bolsonaro inaugurou começou a ser executada em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e é parte do projeto de transposição do rio São Francisco.

A tentativa de se apropriar da obra repercutiu mal. Nas redes sociais, a hashtag #ObrigadoLula chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter.

Aliados do presidente chegaram a dizer que ele deu andamento à obra. No entanto, reportagem do UOL revelou que a obra estava 94% pronta antes da posse de Bolsonaro como presidente.

“Deixamos o Eixo Norte da transposição, onde o presidente esteve hoje, 94% pronto”, reconheceu Pádua Andrade, ex-ministro da Integração Nacional do governo Michel Temer.

O Eixo Norte é composto por três elevatórias. Espinha dorsal hídrica do Nordeste, que beneficia 12 milhões de pessoas de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a transposição do rio São Francisco foi idealizada e iniciada na gestão Lula, com a maior parte das obras conduzidas nos governo petistas.

O Eixo Leste foi inaugurado em 2017, no governo Temer, cerca de um ano após o impeachment de Dilma. Menos de dez dias depois, a ex-presidente foi ao mesmo local acompanhada de Lula, em ato simbólico de inauguração que acusava Temer de tentar roubar os louros das gestões petistas.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, todo o projeto soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país.

“Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas”, diz a pasta.

SAIBA MAIS: A transposição do São Francisco está para Lula assim como Brasília para JK

Imagens da inauguração da obra em 2017: