Redação Pragmatismo
Racismo não 04/Jun/2020 às 18:19 COMENTÁRIOS
Racismo não

Blogueira brasileira tenta justificar racismo: “negros cometem mais crimes”

Publicado em 04 Jun, 2020 às 18h19

Ao criticar o movimento antirracista Black Lives Matter, blogueira diz que é "natural" haver racismo porque "negros cometem mais crimes". Para um público de 50 mil pessoas, Luísa Nunes disse que tem medo de "esbarrar" com um negro à noite e isso não acontece ao encontrar uma pessoa branca

Luísa Nunes Brasil
Luísa Nunes Brasil

Luísa Nunes Brasil, blogueira brasileira, provocou revolta nas redes sociais após destilar ódio, preconceito e ignorância para seus cerca de 50 mil seguidores.

No Instagram, a “influenciadora” branca decidiu criticar os movimentos antirracistas que ganharam força no mundo após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos.

Primeiro, Luísa criticou a hashtag #BlackLivesMatter (vidas pretas importam, em tradução livre). Compartilhando uma imagem que dizia All Lives Matter (todas as vidas importam, também em tradução livre), a blogueira tentou convencer os seus seguidores de que o racismo precisa ser encarado com naturalidade.

“Racismo vai existir enquanto a maior quantidade de crimes for causada pela população negra. Vai existir, gente, isso é uma coisa natural. É um instinto de defesa da gente. Vai ser sempre natural, normal e instintivo do ser humano ter um pouco do que a gente chama de racismo: julgar a pessoa pela raça”, afirmou.

A moça chegou ao ponto de reforçar estereótipos sobre a aparência de pessoas brancas e pretas. “Se você está num parque à noite, escuro, e você vê uma pessoa andando e essa pessoa é negra e ela tem os trejeitos de uma pessoa que parece ser um criminoso você vai ficar com mais medo do que se você visse uma pessoa branca de terno e gravata. Isso é natural do ser humano”.

Com a repercussão, a influenciadora restringiu os comentários nas suas publicações. Antes, ela foi inundada de críticas por seu preconceito explícito.

“Depois vai fazer vídeo pedindo desculpas, mas só porque vai perder patrocinadores”, escreveu uma jovem. “Apagando os comentários? Limitando só pra quem te segue? Toma vergonha na cara e pelo menos se desculpa por falar toda a bizarrice que falou. Não apaga já ter falado, mas é o mínimo. E não ficar se escondendo. Fala a besteira e depois quer esconder repercussão, quer se fechar numa bolha. Não vai aprender nunca”, apontou outro.

Algumas figuras públicas, como a chef Paola Carosella, compartilharam o choque de ouvir o que Luísa tinha dito. “Puta que o pariu caralho”, escreveu a jurada do MasterChef no Twitter.

Além de blogueira, Luísa Nunes leciona um curso de desenvolvimento pessoal para mulheres chamado “Seja Mara”, cujo conteúdo vai desde “encontrar o príncipe encantado” a emagrecer.

Sexo no casamento

Essa não é a primeira vez que Luísa ganha destaque por comentários deslocados da realidade. Em abril, ao ser questionada por uma seguidora sobre sexo no casamento, Luisa respondeu: “Para mim, sexo no casamento é na frequência que o homem quer. É a coisa mais fácil do mundo para a mulher fazer sexo, gente”.

A assertiva reacendeu o debate sobre estupro no matrimônio. Ela, inclusive, continuou desenvolvendo o pensamento: “Vocês conseguem fazer almoço sem vontade, limpar a casa sem querer, trocar fralda e amamentar no meio da noite pingando de sono, mas não pode abrir as pernas e deixar seu marido se satisfazer das necessidades dele? Então, se você estiver de dieta e comer duas vezes por dia for bom para você, você deixa todo mundo na sua casa com fome?”.

Yuri Marçal, ativista negro, ironizou a fala de Luísa:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS