Redação Pragmatismo
EUA 30/Abr/2020 às 20:19 COMENTÁRIOS
EUA

Trump critica estratégias de Brasil e Suécia por "não seguirem o isolamento social"

Publicado em 30 Abr, 2020 às 20h19

Trump alerta que Brasil tem gráfico de mortes por coronavírus "quase vertical" e passa por "momento difícil". Presidente dos EUA elogiou pessoas que seguiram o isolamento social na Suécia mesmo a contragosto do governo do país europeu, que adotou estratégia polêmica de combate ao vírus

donald trump coronavirus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, externou nesta quinta-feira (30) preocupação com o estágio da pandemia de novo coronavírus no Brasil. Para o republicano, o país “está passando por um momento difícil”.

“No Brasil, o número de mortes está muito alto, se você olha o que está acontecendo, para os gráficos. É muito, muito alto. Quase vertical”, afirmou.

Na terça-feira, o presidente norte-americano havia demonstrado preocupação com o “surto sério” de Covid-19 no Brasil e chegou a sugerir suspensão dos poucos voos que ainda ligam o país sul-americano aos EUA.

Trump disse que o Brasil parece seguir o caminho da imunidade de rebanho — que é infectar o máximo de pessoas possível para que adquiram anticorpos contra o novo coronavírus. Ele citou, em seguida, o exemplo da Suécia, país que não adotou medidas rígidas de isolamento social por um tempo e viu uma forte alta nos casos de Covid-19.

“O Brasil está passando por um momento difícil, eles estão chegando no modelo de imunidade de rebanho. A Suécia chegou no rebanho”, disse. Mais cedo, Trump havia criticado o modelo adotado pelo país europeu.

Na coletiva desta tarde, o presidente dos EUA elogiou o fato de os cidadãos suecos, por conta própria, atenderem às recomendações de isolamento social e ficarem em casa.

“O povo da Suécia é muito inteligente, eles estão ficando em casa, eles não estão saindo. Algumas pessoas, sim, eu acho, mas eles perderam muitas pessoas”, acrescentou Trump.

SAIBA MAIS: Suécia muda estratégia após avanço desenfreado do Coronavírus

Donald Trump chegou a minimizar a pandemia no mês de fevereiro, mas mudou radicalmente de posição e passou a defender o isolamento social após o aumento no número de casos e de mortes nos EUA.

Embora seja um admirador confesso de Trump, o presidente Jair Bolsonaro não seguiu os passos do mandatário norte-americano e até hoje trata o coronavírus com deboche e não encara o problema com a devida seriedade.

Coronavírus no Brasil

O Brasil alcançou nesta quinta-feira a marca de 85 mil infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), segundo o Ministério da Saúde. O número de mortes por Covid-19 chegou a 5,9 mil.

Com isso, o Brasil entrou na lista dos 10 países com mais casos de novo coronavírus no mundo, na frente inclusive da China, primeiro epicentro da pandemia.

Além disso, a taxa de contaminação por coronavírus no Brasil é de 2,8 – a maior entre 48 países analisados pelo Imperial College de Londres. Isso significa que cada pessoa contaminadas pelo Sars-Cov-2 no Brasil infecta quase três pessoas – ou, a cada 10, 28 são contaminadas. O país com a menor taxa de transmissão é a Grécia, com 0,44.

O indicador aponta que a transmissão do coronavírus no Brasil ocorre de forma mais rápida do que os outros países analisados – o que pode levar a mais casos que precisem de atenção médica e à superlotação de leitos hospitalares.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS