Redação Pragmatismo
Saúde 21/Abr/2020 às 14:06 COMENTÁRIOS
Saúde

Médico morre na Bahia após se automedicar com cloroquina

Publicado em 21 Abr, 2020 às 14h06

Médico com coronavírus tem parada cardíaca e morre na Bahia após se automedicar com hidroxicloroquina. As informações são da Secretaria de Saúde

médico Gilmar Calasans Lima
O médico Gilmar Calasans Lima

O médico Gilmar Calasans Lima, de 55 anos, morreu nesta segunda-feira (20) na emergência do Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus (BA), após se automedicar com hidroxicloroquina. Gilmar estava em tratamento contra o novo coronavírus. As informações são da Secretaria de Saúde da Bahia.

Gilmar teve um quadro de parada respiratória e não resistiu. Por ser médico, ele teve acesso à combinação de hidroxicloroquina e azitromicina sem a necessidade de receita médica. Ele era hipertenso e diabético. Um dos efeitos colaterais da hidroxicloroquina são alterações cardiovasculares.

“É sabido que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem levar a arritmias cardíacas graves potencialmente fatais. Seu uso deve ser precedido de avaliação cardiológica e realização de eletrocardiograma”, declarou Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde.

A hidroxicloroquina é a versão menos tóxica da cloroquina. Seu uso foi liberado pelo Governo do Estado da Bahia no último dia 8 exclusivamente para tratamento em ambiente hospitalar de pacientes com diagnóstico positivo para a covid-19 internados nas redes pública e privada do estado.

Na ocasião a secretaria informou que havia em estoque 50 mil comprimidos, e que uma nova carga, de 1 milhão de comprimidos, estava sendo adquirida.

Gilmar foi o 46º óbito confirmado pela covid-19 no estado. Segundo a Sesab, o médico teve os primeiros sintomas da doença em 11 de abril. Ele chegou a apresentar melhora clínica, sem febre ou dispneia, quando apresentou um mal súbito e foi levado por familiares ao Hospital da Costa do Cacau, mas não resistiu.

“Foi submetido a manobras de reanimação por 45 minutos, permanecendo sem estabilizar o ritmo cardíaco, terminando por evoluir para o óbito”, explicou Vilas-Boas.

SAIBA MAIS: Pesquisadores da Fiocruz são ameaçados após primeiros estudos sobre a cloroquina

A direção do Hospital Regional da Costa do Cacau divulgou nota lamentando a morte. “O colaborador permanecia em isolamento domiciliar na última semana quando nas últimas 48hs apresentou piora, sendo internado de urgência no HRCC. Neste momento de dor e consternação, deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares e amigos”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS