Notícias

EUA registram recorde mundial de mortes por coronavírus em 24h

Share

EUA têm recorde mundial de mortos por coronavírus em um único dia neste 2 de abril. Trata-se do maior número de óbitos desde o início da pandemia. Em 27 de março, Itália havia registrado o dia mais dramático com 969 mortes. Outros países viveram as suas piores 24 horas

Vítima de coronavírus é retirada de hospital no Brooklyn, em Nova York [John Minchillo/AP Photo]

Os Estados Unidos registraram 1.169 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo contagem de referência realizada nesta quinta-feira (2) pela Universidade Johns Hopkins. Com esta cifra, o país teve o maior número de mortes em 24 horas, desde o início da pandemia, em todo o mundo.

O pico anterior para um dia aconteceu na Itália, onde 969 pessoas morreram em 27 de março. O país europeu somou mais de 13,9 mil mortos, enquanto a Espanha superou os 10 mil.

A contagem dos EUA foi baseada em dados colhidos entre quarta (1) e quinta-feira. Na manhã de sexta-feira (3) o país já registrava mais de 6 mil mortes e ao menos 245 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo a Johns Hopkins.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, recomendou na quinta-feira aos moradores da cidade cobrir o rosto quando estiverem em público, mesmo se for com uma máscara caseira. “Quando se coloca a cobertura de rosto, todos são protegidos”, ele afirmou.

Na quarta-feira, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, já havia pedido para que os residentes da cidade usassem máscara quando estivessem em público.

1 milhão

Também na quinta-feira, o número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de 1 milhão. O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, passou dos 50 mil.

Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em 2 de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Ou seja, o número de registros de Covid-19 aumentou quase 1.000% em 31 dias.

Entretanto, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.

Itália

A Itália voltou a registrar alta no número diário de mortes na pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil, o país contabilizou nesta quinta-feira (2) mais 760 óbitos, contra 727 da última quarta (1º).

O chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, disse nesta sexta-feira (3) que o confinamento será prorrogado, pelo menos, até 2 de maio. Ele reforçou a necessidade de um isolamento rigoroso.

“Infelizmente não acredito que essa situação tenha passado até 1º de maio, precisamos ser extremamente rigorosos”, disse Borrelli em entrevista à rádio pública RAI 1. Para ele, os italianos terão que ficar em casa “por muitas semanas” ainda.

A Itália vive, desde o dia 9 de março, um isolamento total que inclui a suspensão de aulas e de serviços não essenciais. Eventos foram cancelados, e até mesmo o transporte de mercadorias foi limitado. O fim do confinamento estava previsto para o dia 13 de abril.

Espanha

A Espanha registrou 932 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva o balanço global de vítimas fatais a 10.935. As informações são da manhã desta sexta-feira (3). Este é o segundo dia consecutivo que o país supera a barreira de 900 mortes diárias, depois do recorde de 950 óbitos na manhã de quinta-feira.

Reino Unido

O pico da pandemia de coronavírus no Reino Unido será um pouco mais cedo do que se pensava e ocorrerá nas próximas semanas, disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, nesta sexta-feira.

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido teve o seu dia mais fatal desde o início da pandemia de covid-19. Segundo dados divulgados pelas autoridades locais, foram registradas 569 mortes pelo novo coronavírus no país.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook