Saúde

Coronavírus: Brasil ultrapassa os 9 mil casos e apresenta taxa de letalidade de 4%

Share

Ministério da Saúde acaba de atualizar as informações sobre o avanço do coronavírus no Brasil. País tem mais de 9 mil casos e número de mortos aumentou 20% nas últimas horas

O ministro Luiz Henrique Mandetta

O Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta sexta-feira (3), o balanço atualizado da pandemia de coronavírus no Brasil. São 359 mortes (60 a mais do que ontem) por covid-19 registradas em 23 unidades da federação. O número de casos confirmados por exame laboratorial chegou a 9.056.

Ontem, eram 299 óbitos e 7.910 casos confirmados. Não há registro de óbitos apenas no Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. A taxa de letalidade no país subiu de 3,5% para 4% nas últimas 24 horas.

No total, as mortes relacionadas ao vírus em cada estado são: Alagoas (2), Amazonas (7); Bahia (5); Ceará (22); Distrito Federal (5); Espírito Santo (4); Goiás (2); Maranhão (1); Mato Grosso (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (6); Pará (1); Paraná (4); Paraíba (1); Pernambuco (10); Piauí (4); Rio Grande do Norte (4); Rio Grande do Sul (4); Rio de Janeiro (47); Rondônia (1); Santa Catarina (5); São Paulo (219); Sergipe (2).

Cloroquina

Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje que o estudo publicado ontem sobre a cloroquina em um periódico científico é “muito frágil”, mas que o governo vai autorizar o uso da cloroquina no tratamento para o coronavírus também para pacientes graves.

Até então, a substância era permitida apenas para pacientes considerados críticos, aqueles internados em leitos de UTI. Os pacientes graves são aqueles que precisam de internação hospitalar, mas não necessitam de leitos de UTI, explicou Mandetta.

A ideia é que os médicos possam ter o medicamento à disposição e, se julgarem adequado, possam receitá-lo a pacientes em estado grave. “O trabalho científico publicado ontem é muito frágil, do caso da cloroquina”, afirmou o ministro.

(mais informações em instantes)