Redação Pragmatismo
Saúde 25/Mar/2020 às 22:25 COMENTÁRIOS
Saúde

"Gripezinha"? Coronavírus já levou atleta profissional para a internação

Publicado em 25 Mar, 2020 às 22h25

Bolsonaro citou seu "histórico de atleta" para debochar do coronavírus em rede nacional. Contrariando fala do presidente, astros do esporte de todo o mundo vêm sofrendo sérias consequências do Covid-19. Campeão olímpico relata drama: "Apesar de ser saudável com pulmões fortes, foi o pior vírus que já sofri"

atletas coronavírus
Maldini, Cameron, Durant e Ngapeth são alguns dos astros do esporte com coronavírus

Diferente do que disse Jair Bolsonaro em seu pronunciamento de terça-feira, “histórico de atleta” não faz com que o coronavírus seja uma doença assintomática — uma “gripezinha”, nas palavras do presidente.

Nas últimas semanas, estrelas do esporte mundial como Kevin Durant, Rudy Gobert, Paolo Maldini, Paulo Dybala e Earvin Ngapeth testaram positivo para o covid-19.

As queixas vão de febre, dores no corpo e até internação, fatos que contrariam a fala do presidente do Brasil. “No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho”, declarou Bolsonaro.

Preocupado com a economia e fazendo caso da saúde, a fala de Bolsonaro teve a intenção de minimizar a doença para criticar o que ele chamou de “confinamento em massa”.

Maldini

Paolo Maldini, ex-jogador da seleção italiana, criticou as autoridades da Itália pelas providências tardias no combate à pandemia. Sobre o seu estado, o ex-zagueiro revelou que sofreu bastante com febre alta e dores no corpo.

“Como todos os atletas, eu conheço meu corpo. As dores foram particularmente fortes, senti um aperto no peito. É um novo vírus, as lutas físicas contra um inimigo que não se conhece. Tive os primeiros sintomas em 5 de março, dor nas articulações e músculos e 38,5 ° de febre”, contou.

Cameron van der Burgh

Campeão olímpico em Londres 2012 e prata na Rio 2016 na natação, o sul-africano Cameron van der Burgh se aposentou das piscinas em dezembro de 2018. Foi diagnosticado com o Covid-19 há 17 dias. O ex-nadador de 31 anos contou que uma simples caminhada o deixa exausto por horas.

“Foi o pior vírus que já sofri, apesar de ser uma pessoa saudável com pulmões fortes, sem fumar e praticar esportes a vida toda, ser jovem e ter uma maneira de vida saudável. Embora os sintomas mais graves, como a febre, já tenham diminuído, ainda estou lutando com fadiga e tosse residual que não consigo erradicar”, disse.

Earvin Ngapeth

Astro da seleção francesa de vôlei, Earvin Ngapeth revelou que passou por “momentos difíceis” nos primeiros dias com os sintomas do Covid-19, precisando de internação em um hospital.

“Eu testei positivo para o Covid-19 há uma semana. A pior parte já passou, eu passei três dias complicados, mas agora acabou. Eu estou deixando o hospital em uma semana. Todos vocês, fiquem em casa. Isso não acontece apenas com as outras pessoas”, alertou.

Relatos de médicos

“Não adianta dizer “Eu sou atleta, eu sou forte”. Se a carga viral for pequena, tudo bem. Mas, com uma carga viral alta, mesmo sendo atleta será difícil combater a doença. Por isso é importante o isolamento. E se o cara foi atleta: a resposta não é o seu passado atlético, você não tem poupança, tem que ver o que tem hoje na conta-corrente de imunidade”, diz o médico Nabil Ghorayeb.

O médico Luis Fernando Correia, por sua vez, citou o exemplo de um atleta amador: “Ontem vi um exame de um amigo de 40 anos, médico, atleta amador, sem doença crônica: a tomografia dele é assustadora. O grau de inflamação que esse vírus causa nos pulmões não é medida em todo mundo que pega, porque não dá para fazer tomografia em todo mundo, só nos mais graves. Mas esse meu amigo, que sentiu muito a doença, mas não foi internado, fez. E existe um grau de inflamação importante mesmo em que não é internado, e nos mais graves fica ainda pior. O que se prevê é que daqui a um ano vamos ver as repercussões em pessoas que passaram por esse processo de inflamação nos pulmões, de agressão pulmonar”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS