América Latina

Argentinos zoam correspondente da Globo em Buenos Aires: “Lula Libre!”

Share

Argentinos que festejavam vitória de Alberto Fernández em Buenos Aires invadem link da Rede Globo ao vivo

Durante a cobertura da GloboNews sobre a eleição presidencial na Argentina, diversas pessoas invadiram o link ao vivo da emissora em Buenos Aires para gritar “Lula Libre!”.

Enquanto revelava os primeiros resultados das urnas na noite deste domingo (27), o repórter Ariel Palácios foi interrompido inúmeras vezes por eleitores que passavam pelas ruas.

O advogado e professor universitário Alberto Fernández, de 60 anos, é o novo presidente da Argentina. Ele foi eleito em primeiro turno com 48% dos votos, derrotando o atual presidente argentino Mauricio Macri, que alcançou 40% dos votos. Fernández terá como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, que governou o país entre 2007 e 2015.

O modelo neoliberal de Maurício Macri fracassou. A inflação acumulada, em outubro, alcançou 53,5% e a desigualdade tem batidos números assustadores. Os casos de tuberculose, por exemplo, aumentaram drasticamente pela falta de moradia adequada.

À noite, no discurso pela vitória, sob cânticos da marcha peronista, Cristina Kirchner agradeceu ao povo e aos milhares de argentinos “anônimos” que “conseguiram se sustentar de pé”, mesmo com toda a crise que acomete o país.

“Hoje Alberto é presidente de todos os argentinos e terá uma tarefa muito difícil. Ele vai precisar da ajuda de todos, os que votaram e os que não votaram nele”, completou Kirchner, conclamando a união do país.

Fernández agradeceu aos eleitores que votaram e escolheram “uma nova ordem” para os próximos anos do país, “para uma Argentina solidária, que privilegie a saúde pública, a educação pública e todos os trabalhadores”.

Ainda no discurso da vitória, Alberto Fernández fez questão de expressar seu apoio ao ex-presidente Lula (vídeo abaixo). Mais cedo, o presidente eleito publicou uma imagem fazendo o gesto de ‘Lula Livre’. A atitude irritou Bolsonaro.

“É um afronto [sic] à democracia brasileira e ao sistema judiciário brasileiro. Ele está afrontando o Brasil de graça”, afirmou Bolsonaro sobre o gesto de Fernandéz em apoio ao movimento Lula Livre.

Macri reconhece derrota

Em discurso conciliador na noite deste domingo, o presidente Mauricio Macri reconheceu a derrota nas eleições presidenciais e prometeu fazer uma transição organizada para o governo do próximo presidente.

“Quero parabenizar o presidente eleito, Alberto Fernández, acabo de falar com ele, pela grande eleição. O convidei para tomar café da manhã na Casa Rosada [palácio do governo argentino] amanhã, para começar um período de transição ordenada. A única coisa que importa é o futuro dos argentinos”, afirmou.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook