Saúde

Vírus Zika em macacos acende sinal de alerta

Share

Recentemente descoberto, o vírus Zika em macacos pode identificar um ciclo silvestre da doença, o que seria um problema para o Brasil.

Luana Biral, Pragmatismo Político

Desde 2015, os casos de epidemia do zika vírus vem sendo monitorados pelo Ministério da Saúde, porém uma recente descoberta pode mudar a forma de acompanhar a doença.

Uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports afirma que o Vírus Zika em macacos é uma realidade e que ele foi encontrado em carcaças de animais mortos no Brasil. Os animais citados foram localizados em São José do Rio Preto (SP) e de Belo Horizonte (MG) e mortos por humanos durante o surto de febre amarela.

A primeira vez que o vírus foi identificado em macacos foi na África e infectava as pessoas apenas em surtos esporádicos. Quando foi para a Ásia ficou circulando apenas entre os humanos e acreditava-se que acontecia na América Latina e no Brasil.

Já se tinha conhecimento de macacos infectados no Ceará, porém, esses conviviam com humanos. A primeira vez que o Vírus Zika em macacos foi encontrado de forma inesperada foi recentemente conforme informa a pesquisa.

Isso significa que os macacos, assim como os humanos, podem ser hospedeiros para o vírus e podem iniciar um ciclo silvestre da doença.

Para conhecer a gravidade do problema, os pesquisadores estão analisando mosquitos e macacos que estejam em zonas mais profundas das matas em que foram encontrados a fim de saber se eles também estão infectados. Os casos conhecidos eram de animais que viviam na mata próximo a zona urbana.

Os animais infectados

Para coletar os dados utilizados na publicação, houve o apoio de diversas instituições, como Tecnologia em Dengue e da University of Texas Medical Branch (UTMB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Nacional de Ciência, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Famerp, Universidade Federal de Minas Gerais e Instituto Adolfo Lutz.

Foram analisados os macacos mortos durante o surto de febre amarela e cerca de 30% dos macacos estavam com o zika vírus igual ao encontrado em pessoas.

O que chamou a atenção dos pesquisadores é que os animais mortos pela população costumam ser difíceis de capturar e foram abatidos em grande número. A maior parte era de micos e saguis e se imaginava que eles estavam com algum tipo de doença.

No estudo, macacos saudáveis foram infectados com o vírus e conseguiram se recuperar, mas, durante a doença, ficavam moles e mais dóceis.

Ainda não se sabe ao certo se os animais infectados são capazes de transmitir a doença, pois é preciso verificar se a carga viral seria suficiente para continuar com o ciclo e por quanto tempo a infecção ocorre.

O problema do Vírus Zika em macacos

Uma grande preocupação que o estudo levantou é que os macacos possam ser hospedeiros do zika vírus e que se inicie um ciclo silvestre, como ocorre na febre amarela. Nesses casos, os mosquitos transmitiriam o vírus de um animal para outro ao picá-los.

No Brasil, o ciclo urbano, ou seja, a transmissão da febre amarela para humanos não tem registros desde 1940. Entretanto, com o zika vírus ainda não se obteve os mesmos indicadores.

Quando qualquer tipo de doença está circulando nas florestas ficam mais difíceis de serem erradicadas completamente e podem ocorrer surtos esporádicos em humanos.

Se comprovado que os macacos não são transmissores, é possível encerrar o ciclo e o combate à doença se torna mais fácil, porém, são necessários muitos estudos.

A preocupação faz com que o desenvolvimento de uma vacina se torne ainda mais urgente, pois dessa forma seria possível proteger a população, principalmente as que vivem perto da mata.

O que é o Zika Vírus

O Zika vírus é uma doença transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus e que começa a manifestar os primeiros sintomas cerca de 10 dias depois da picada.

A maior parte das pessoas infectadas não desenvolve nenhum sintoma, mas quando eles surgem podem incluir dores na articulação, enxaqueca, febre baixa, conjuntivite e erupções cutâneas, muito parecidos com os da gripe. Vale lembrar que a gripe ainda pode desenvolver vários tipos de sintomas, conforme o tipo de vírus, de acordo com informações do site Euroclinix.net.

Sendo assim, o ideal é primeiro diferenciar o vírus zika do da gripe e depois o tratamento é feito combatendo os sintomas.

A prevenção deve ser feita evitando contato com pessoas infectadas e combatendo o mosquito transmissor.
Apesar de essa não ser uma doença grave em adultos, precisa ser combatida e se for comprovado que o Vírus Zika em macacos pode ser transmitido, essa se torna uma tarefa mais difícil.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook