Redação Pragmatismo
Educação 20/Set/2018 às 21:01 COMENTÁRIOS
Educação

"Professor, você é preto e viado. Seu lugar não é na sala de aula..."

Publicado em 20 Set, 2018 às 21h01

Professor de Língua Portuguesa da Unicamp é vítima de ofensas racistas e homofóbicas. A instituição divulgou nota de repúdio e abriu investigação interna

Professor preto e viado sala de aula unicamp cotuca

Um professor de Língua Portuguesa foi vítima de ofensas racistas e homofóbicas em uma escola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, nesta quarta-feira, 20.

Caro professor, fica a dica: você é preto e viado, seu lugar não é na sala de aula“, diz uma mensagem deixada no armário do docente, que trabalho no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). A instituição divulgou nota de repúdio e abriu investigação interna.

Post em uma rede social afirma que esta não foi a primeira hostilização sofrida pelo professor. “Ele vem ouvindo comentários racistas e homofóbicos de alunos há semanas“, postou uma estudante. Uma manifestação contra o episódio está marcada para esta sexta-feira, 21.

Em nota, o Cotuca afirma que repudia o episódio e que está tomando medidas. “O colégio repudia a ação e irá apurar o caso, buscando identificar as pessoas responsáveis e aplicar as medidas cabíveis“, informa. Alega ainda que “não tolera nenhum tipo de discriminação” e que “um conjunto de ações” será aplicado de imediato.

Outro caso

Outros casos recentes envolvem unidades ligadas à Unicamp.

No mês passado, a polícia deteve um jovem acusado de ser o autor de pichações de símbolos nazistas e ameaças de massacre em duas bibliotecas e em um instituto da universidade. Ele foi ouvido pela Polícia Civil, negou a autoria e foi liberado para responder em liberdade pelo crime de dano ao patrimônio público. Foi instaurado inquérito e ele pode ser indiciado também por apologia ao nazismo. Mas familiares pediram que seja feito exame de sanidade mental, pois, haveria histórico de esquizofrenia no suspeito, que é ex-aluno da instituição.

Leia também:
Negro quilombola se forma em Medicina e supera preconceitos
O racismo é vantajoso para o grupo social dominante, explica professor de Harvard
Professor humilha estudante negra de jornalismo em sala de aula
Estudante negro é chamado de ‘macaco’ por professora em sala de aula
Professor é preso após humilhações contra aluno negro em sala de aula
Neurocientista negro esclarece suposto episódio de racismo em Hotel de SP
Como lidar com o racismo?

Rene Moreira, Estadão

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS