Saúde

O método ‘mágico’ para que crianças não sintam medo no tratamento de câncer

Share

Funcionária de hospital criou um método genial (e simples) para que crianças não sintam medo durante o tratamento de câncer

Ellen Wallwork, HuffPost

Uma funcionária de um hospital na Inglaterra compartilhou uma ideia genial para ajudar crianças com câncer a sentirem-se menos solitárias enquanto estão fazendo radioterapia.

Lobke Marsden, mãe de três crianças e especialista em radioterapia, postou uma foto em seu Twitter de um carretel com uma “linha mágica” multicolorida.

As crianças estarão sozinhas na sala de tratamento durante a radioterapia“, explica Marsden.

Para ajudar na ansiedade da separação, as crianças seguram um lado da corda e os pais seguram o outro lado, dessa forma eles estarão conectados

Simples, mas eficaz.”

(As crianças estarão sozinhas na sala de tratamento durante a #radioterapia

Para ajudar na ansiedade da separação, as crianças seguram um lado da corda e os pais seguram o outro lado, e eles continuam conectados.

Simples, mas eficaz ? #ChildhoodCancer)

Marsden trabalha no departamento de radioterapia, na área de Bexley Wing, que fica no hospital St James. O St James faz parte do grupo Leeds Children’s Hospital NHS Trust. A funcionária contou ao HuffPost que sempre utiliza essa técnica.

Como você pode imaginar, a radioterapia é assustadora em qualquer idade – os pacientes são deixados sozinhos em um quarto, usando uma máscara acoplada à cama de tratamento, para mantê-los imóveis durante a sessão“, diz ela.

A maioria das crianças estão acostumadas a serem examinadas nos quartos com seus pais, mas infelizmente para nós (por causa da radiação) isto não é uma opção.”

A separação dos pais pode ser um enorme desafio.”

A corda é perfeita para crianças que realmente precisam dessa conexão com seus pais. Elas normalmente dão uma leve puxada na corda, e os pais puxam de volta do outro quarto, para garantir às crianças que eles estão junto deles.”

Marsden explicou que ela e sua equipe aprenderam sobre a técnica da corda mágica há 10 anos e têm utilizado desde então.

É o melhor equipamento e o mais barato que nós temos“, disse ela.

Marsden tem trabalhando como especialista em brincadeiras desde 2004.

Os especialistas em brincadeiras trabalham com crianças e jovens que estão internados ou passando por tratamento médico.

Eles usam brincadeiras como uma ferramenta terapêutica para ajudar as crianças a entenderem suas doenças e tratamentos.

A parte mais importante do meu trabalho é tornar a experiência no hospital menos assustadora e ser a ‘voz’ das crianças“, explica Marsden.

A preparação é muito importante. Elimina o medo do desconhecido e dá às crianças uma sensação de controle.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook