Governo

Drauzio Varella grava depoimento contra a PEC 241

Share

“Deixaremos grandes massas populacionais desassistidas”. Drauzio Varella, um dos médicos mais respeitados do Brasil, explica que o corte de investimentos na área da saúde, com a aprovação da PEC 241, tem como objetivo acabar com o SUS e prejudicar os pobres

(Imagem: Drauzio Varella)

O médico oncologista e escritor Drauzio Varella declarou (vídeo abaixo) seu apoio à luta do Conselho Nacional de Saúde contra o desmonte do SUS e pela não aprovação da PEC 241 (Proposta de Emenda Constitucional 241).

Varella destaca a gravidade da PEC, que ao mudar o regime fiscal do país e impor um teto à saúde, com reajustes feitos apenas pela inflação, irá impactar fortemente a cobertura do sistema de saúde na compra de novos medicamentos e de novas tecnologias.

“Nós médicos somos contra a PEC 241. Não tem sentido a correção ser feita às custas da inflação, porque a inflação médica, dos serviços médicos, dos equipamentos, dos novos remédios, das novas tecnologias, é muito mais alta”, disse Varella.

Ao longo dos anos, a PEC 241 levaria a um dramático sucateamento do sistema público. “Não tem sentido reduzir ainda mais os recursos para a saúde. O SUS é uma conquista que não pode desaparecer. À medida que o governo vai cortando recursos, nós deixamos grandes massas populacionais desassistidas”, afirmou Varella.

Aprovação da PEC

Por 366 votos a 111, deputados aprovaram a PEC 241 na noite desta segunda-feira (10), em primeiro turno. Haverá ainda uma segunda votação na Câmara prevista para ocorrer até o final do mês.

Depois disso, a proposta vai para o Senado Federal, onde também precisará ser aprovada duas vezes. Em seguida, segue para sanção presidencial.

VÍDEOS:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook