Categories: Direita

Olavo de Carvalho critica impeachment e causa alvoroço na direita brasileira

Share

Ícone da nova direita brasileira, até mesmo Olavo de Carvalho reconheceu que processo de impeachment de Dilma foi forjado apenas para blindar a classe política das investigações e favorecer algumas figuras. Declaração revoltou outros conservadores, como Reinaldo Azevedo, da Veja

(Imagem: Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo)

Desde que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) aceitou o pedido de impeachment de Dilma Rousseff em dezembro de 2015, a legitimidade do processo é questionada de várias formas. Cunha demonstrou ter agido em retaliação ao PT depois que a legenda votou pela continuidade do processo contra ele no Conselho de Ética da Casa.

Ao mesmo tempo em que os interesses escusos por trás do impeachment eram denunciados, a oposição ao governo Dilma defendia a tese de que houve crime de responsabilidade fiscal e, portanto, não seria plausível falar em armação e nem em golpe.

Nesta segunda-feira, porém, uma gravação revelou que Romero Jucá (PMDB-PE), ex-ministro do Planejamento (durou 12 dias no cargo) de Temer, afirmou que o impeachment de Dilma Rousseff foi pensado como uma maneira de barrar as investigações da Lava Jato.

Após a divulgação do áudio de Jucá, o reconhecimento de que o impeachment de Dilma foi forjado partiu de quem menos se esperava: Olavo de Carvalho, considerado uma espécie de ícone da nova direita brasileira.

“Eis aqui [link para áudio de Jucá] a prova de que o impeachment, amputado de todo o combate anticomunista, foi criado para defender a classe política apenas. Não o Brasil. Kims e Janaína Paschoais jamais compreenderão a que serviram. Mas Reinaldo Azevedo compreende – e gosta”, escreveu em sua página oficial no Facebook.

“Os melhores líderes do movimento pró-impeachment sabiam disso desde o começo. O ingresso de Bicudos e Reales na área só serviu para fortalecer a hegemonia em troca da remoção da Dilma, uma migalha jogada aos cãezinhos. Quanto de esforço mental certos fulanos ainda precisarão fazer para entender que o projeto Jucá FOI realizado, que nisso consistiu o impeachment e nisso consiste, ao menos em parte, o governo Temer?”, continuou.

“O escândalo não é a presença dele no ministério. É a trama toda que ele planejou com o tal Machado, a qual foi realizada, continua em vigor e não será abolida pela demissão do ministro”, concluiu.

Citado, o também conservador Reinaldo Azevedo, blogueiro da Veja, demonstrou irritação com as declarações de Olavo de Carvalho e sugeriu que seu companheiro de ideologia estaria sendo financiado para trair a causa do golpe. “Quem paga Olavo de Carvalho para ele atacar expoentes da tese pró-impeachment?”, disparou.

Reinaldo sugeriu ainda que Olavo seria um esquerdista infiltrado na direita. “Uma questão me intriga: a quem serve Olavo de Carvalho? Quem o financia? A quais interesses se subordina? Seria Olavo a peça mais exótica e improvável jamais produzida pela mentalidade criminosa de esquerda?”, publicou o blogueiro.

VEJA TAMBÉM: Para entender o impeachment, é preciso olhar para as eleições de 2014

com informações de 247 e jornal Opção

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook