Categories: Mobilidade Urbana

As 10 melhores cidades para ciclistas no mundo

Share

Ranking das 10 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta leva em consideração fatores como a infraestrutura, a segurança para os ciclistas, e a aceitação social e política da prática

Melhores ciclovias do mundo (Imagem: Pragmatismo Político)

Todos os anos, a Copenhagenize Design Company, uma empresa de consultoria e comunicação especializada na promoção do uso da bicicleta elabora um ranking das melhores cidades para ciclistas do mundo, analisando fatores como a infraestrutura, a segurança para os ciclistas, e a aceitação social e política da prática.

Confira as 10 cidades melhor ranqueadas de acordo com a Copenhagenize:

1ª Copenhague – Dinamarca

Copenhague foi eleita a melhor cidade para andar de bicicleta no mundo. Ali, pedalar é até mais fácil do que usar carro. A cidade também investe constantemente em sua extensa infraestrutura

2ª Amsterdã – Holanda

A Holanda possui atualmente mais bicicletas do que habitantes, mas isso não foi suficiente para manter Amsterdã na primeira posição da lista da Copenhagenize. A razão apontada pelo ranking é a falta de modernização e inovação na grande infraestrutura destinada aos ciclistas da cidade.

3ª Utrecht – Holanda

Utrecht é um dos melhores destinos para amantes do ciclismo e da tranquilidade. Atualmente, está em construção na cidade o maior bicicletário do mundo, com capacidade para 12.500 bicicletas. No entanto, por se tratar de uma cidade pequena, suas ruas não são ideais para passeios de longas distâncias.

4ª Estrasburgo – França

Estrasburgo tem mais de 500 quilômetros de ciclovias em sua área metropolitana e um sistema de compartilhamento de bicicleta que oferece aluguel de bicicleta a curto e longo prazo.

5ª Eindhoven – Holanda

Assim como muitas outras cidades na Holanda, Eindhoven tem uma ampla estrutura que facilita o uso das bicicletas, além de uma rotatória suspensa, acima de pistas para carros, destinada exclusivamente aos ciclistas, chamada Hovenring.

6ª Malmö – Suécia

A cidade conseguiu subir do nono lugar no ano passado para o sexto lugar da lista nesse ano após construir um novo bicicletário, melhorar a infraestrutura de suas ciclovias e iniciar uma campanha para reduzir o uso dos carros por seus cidadãos.

7ª Nantes – França

Nantes tem uma avenida principal onde é proibida a circulação de carros e uma desenvolvida infraestrutura para o ciclismo. Mas a bicicleta nem sempre é o meio de transporte mais fácil para se locomover na cidade, por isso Nantes não está no topo da lista da Copenhagenize.

8ª Bordeaux – França

Bordeaux investiu pesado na infraestrutura para os ciclistas da cidade, e lançou inclusive um sistema de uso coletivo das bicicletas, chamado VCub. Ao investir em linhas de trem, o governo local também conseguiu reduzir o trânsito de carros, tornando as ruas da cidade mais acessíveis aos ciclistas.

9ª Antuérpia – Bélgica

A Antuérpia tem bicicletários de primeira linha, especialmente nas estações de trem da cidade e um forte sistema de aluguel e uso coletivo das bicicletas. Mas, de acordo com a Copenhagenize, seu governo parece estar indo na contra mão de todo o resto do mundo: os políticos estão tentando encontrar formas de levar mais carros para as ruas do centro da cidade.

10ª Sevilha – Espanha

Sevilha é a melhor cidade para andar de bicicleta na Espanha, e conseguiu aumentar consideravelmente o número de ciclistas andando por suas ruas. A Copenhagenize critica o governo da cidade por não investir tudo que pode para melhorar a estrutura física de suas ciclovias. Mas, comparada ao resto da Espanha, Sevilha é um paraíso: em todo o país, apenas 1,6% dos moradores usam a bicicleta como seu principal modo de transporte.

Leia também:
Como a Alemanha mudou sua visão sobre as ciclovias
Os incontáveis benefícios das ciclovias
88% aprovam mais ciclovias em São Paulo, diz pesquisa

Brasil Post

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook