Categories: Corrupção

Por que pouca gente entendeu a charge de Laerte na Folha?

Share

Através da charge de Laerte Coutinho, mansão ilegal dos Marinho aparece pela primeira vez em um veículo da imprensa tradicional desde que caso veio à baila. Para preservar pacto de não agressão, donos da mídia no Brasil seguem em silêncio sobre o tema

(Charge de Laerte Coutinho)

Muita gente não entendeu o significado do desenho da cartunista Laerte Coutinho (imagem acima) publicado na Folha de S.Paulo nesta terça-feira (16). A charge se refere ao triplex dos irmãos Marinho, filhos de Roberto Marinho e herderiso das organizações Globo, construído em uma área de preservação ambiental na cidade de Paraty, Rio de Janeiro.

Revelada em uma reportagem do Diário do Centro do Mundo e também esmiuçada pelo Viomundo, a mansão ilegal estaria registrada em nome de uma empresa controlada por offshores do Panamá, uma delas ligada à Mossack & Fonseca, investigada na Lava Jato.

Até a publicação da charge de Laerte, o imóvel ainda não havia ganhado espaço ou manchetes na imprensa tradicional. Um dos motivos é o tradicional pacto de não agressão entre os donos da mídia no Brasil.

Sem medo de ser censurada, Laerte propôs, no desenho, uma permuta entre a mansão ilegal dos Marinho e o ‘triplex de Lula’ no Guarujá — tema usado à exaustão pela Globo como peça de sua campanha contra o ex-presidente.

Repercussão

O jornalista Flávio Gomes ironizou o fato de os leitores da Folha não compreenderem o desenho de Laerte, além de lamentar a pouca repercussão do caso, restrito às mídias alternativas. “Há focos de resistência na mídia e Laerte é um deles. Os leitores da Folha não entenderam a charge porque obviamente a Folha não publicou nada sobre a mansão dos Marinho em Parati feita à revelia da lei. Mas o VioMundo publicou e Laerte leu. Foda é que acaba não atingindo ninguém, uma obra-prima dessas”, escreveu.

Em sua página do Facebook, o escritor Fernando Morais compartilhou a charge com a seguinte legenda: “Deu na Folha de hoje. Laerte enfia o pé na jaca”.

Em declaração à revista Fórum, Laerte resumiu a charge: “Acho que está havendo, sim, um tratamento tendencioso dos fatos por parte da mídia – ou da ‘grande mídia’ – em relação a partidos e pessoas da política, no sentido de desgastar Lula, Dilma e o PT; e que é uma ação coordenada com instâncias do poder judiciário e do aparato policial do país”.

Na última semana, o sítio Tijolaço divulgou imagens da mansão ilegal dos Marinho. Confira a seguir:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook