Categories: Corrupção

Cartel do metrô de SP: inquérito está parado há 1 ano

Share

Inquérito sobre cartel do metrô de São Paulo está parado há um ano. A Polícia Federal já concluiu a investigação sobre o esquema que desviou milhões na capital paulista, em sucessivos governos do PSDB (Covas, Serra e Alckmin), mas o Ministério Público não formalizou denúncia

Principal inquérito do ‘propinoduto tucano’ continua parado. Esquema de corrupção desviou milhões durante mais de 20 anos em São Paulo (Reprodução/IstoÉ)

O principal inquérito criminal que investigou o cartel do metrô em São Paulo está fazendo aniversário de um ano. Concluído pela Polícia Federal em novembro do ano passado, a investigação sobre o esquema que fraudou licitações para compras de trens entre 1998 e 2008, em sucessivos governos do PSDB, está parado no Ministério Público Federal. As informações são da Folha de S.Paulo.

Segundo reportagem, o procurador da República responsável pelo caso, Rodrigo de Grandis, ainda não decidiu se apresentará a Justiça denúncia criminal contra os suspeitos, o que resultaria em ação penal contra as 33 pessoas indiciadas pela Polícia Federal.

Segundo o procurador, ele ainda aguarda, para a formalização das denúncias, envio de extratos bancários por autoridades estrangeiras que podem comprovar crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O ex-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Mario Bandeira, o ex-gerente de operações José Luiz Lavorente, e os ex-diretores da estatal João Roberto Zaniboni e Ademir Venâncio de Araújo estão entre os indiciados.

Entre os executivos das empresas supostamente envolvidas, ainda estão os ex-diretores da Siemens, Alstom, CAF, Bombardier, Daimler-Chrysler, Mitsui e TTrans. Na lista, também está o consultor Arthur Gomes de Teixeira, apontado como intermediário de suborno.

Leia também:
Gilmar Mendes barra investigação contra procurador do caso Alstom
Cartel tucano no metrô de SP daria cadeia no STF
Ministério Público sobre escândalo do metrô: “bilhões envolvidos”
Por que escândalos de corrupção envolvendo tucanos não avançam na Justiça?

O recorte temporal da investigação compreende os governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Na conclusão do inquérito, os indiciados negaram as práticas criminosas.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook