Categories: Racismo não

Agência diz ser difícil encontrar “ator negro bonito” e é repudiada pelo Netflix

Share

Netflix repudia agência de atores brasileira que procurou 'negro bonito' para elenco da primeira série brasileira original do canal de streaming mais famoso do mundo

Série 3% terá os atores João Miguel e Bianca Comparato como protagonistas (divulgação)

A Netflix repudiou, na última semana, uma mensagem da agência +Add Casting, que circulou pela internet, em que procurava um “ator negro muito bonito” para a série 3%.

A Agência +Add Casting, contratada pela produtora Boutique Filmes, responsável pela série, enviou um e-mail de cunho racista.

“Precisamos de um ator jovem, na faixa dos 20/25 anos, muito bonito. A direção gostaria que ele fosse negro, então o ideal seria ter um ator negro e muito bonito, mas conscientes do grau de dificuldade, faremos teste também com os bons atores, lindos, que não sejam negros.”, diz o texto.

“O email sobre o teste de elenco de ‘3%’ foi enviado sem o conhecimento ou aprovação da Netflix, e contradiz tudo em que acreditamos. Junto à Boutique Filmes, estamos trabalhando para tomar as devidas providências, e lamentamos o que aconteceu.”, respondeu a Netflix.

A Boutique Filmes revelou não saber do teor do e-mail.

“Como produtora responsável pela série ‘3%’, estamos chocados com o e-mail enviado pela empresa terceirizada produtora de casting. A linguagem usada no e-mail é inaceitável e nunca foi aprovada por nós. O texto não representa nossa visão como empresa. Também não representa o espírito da série ou a orientação de casting, que busca retratar a diversidade da população brasileira”.

Já a agência de casting pediu desculpas pelo conteúdo e afirmou que o texto foi mal interpretado, pois o número de negros disponíveis no mercado é baixo.

“A dificuldade a que nos referíamos estava relacionada à quantidade de pessoas com o perfil a ser selecionado. Daí a necessidade, inclusive de se buscar pessoas em diversos locais e a intenção do e-mail, mal interpretado, em trazer um número maior de pessoas negras à seleção de elenco”, afirmou a +Add Casting.

A resposta não foi bem aceita por usuários das redes sociais, que entraram no perfil da agência para fazer comentários de repúdio e ironia.

Com sete episódios em sua primeira temporada, 3% começa a ser gravada no ano que vem e está prevista para estrear em todos os países que possuem o serviço de streaming no fim de 2016.

Os atores João Miguel e Bianca Comparato são os protagonistas do programa.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook