Categories: Barbárie

Haitiano é assassinado a facadas por 10 homens em Santa Catarina

Share

Haitiano é agredido até a morte por grupo de pessoas em Santa Catarina. Polícia trabalha com hipótese de crime de ódio. Testemunhas relatam que agressores diziam que "haitiano não tem nada para fazer aqui"

O isolador naval haitiano Fetiere Sterlin, 33, foi assassinado por golpes de facas desferidos por dez homens na noite do último sábado (17), no município de Navegantes (SC), a 112 km de Florianópolis.

Segundo a mulher da vítima, a operária Vanessa Nery, 27, que é de Belém do Pará e testemunhou a agressão, ela, o marido, outro casal e mais um amigo haitiano saíam de uma festa quando dois jovens passaram de bicicleta xingando Sterlin com um palavrão em francês crioulo (um dos idiomas oficias do Haiti), que já é de uso comum no bairro. As informações são do portal UOL e do jornal Zero Hora.

“Eles passaram xingando meu marido, que xingou de volta. Aqui é bem comum eles passarem xingando de ‘macici’ [algo como “viado”], falando para eles voltarem para casa, mas nunca termina em agressão”, afirmou.

Ela disse ainda que, antes de ir embora, o rapaz teria dito “eu vou voltar e te dar um monte de tiro”. Outra testemunha afirmou que os homens diziam que “haitiano não tem nada para fazer aqui”.

VEJA TAMBÉM: Quem é o covarde que humilha, em vídeo, um imigrante haitiano?

Após cinco minutos, os mesmos jovens voltaram ao lugar com armas brancas e outros oito homens, e atacaram o grupo.

“Voltaram com faca, barra de ferro, pá e voltaram para agredir a gente. Não houve uma discussão. Veio um em cima de cada um de nós quatro, e os outros foram todos para cima do meu marido, e começaram a esfaqueá-lo”. Segundo ela, a maioria aparentava ser adolescente, “entre 16 e 17 anos no máximo”.

Segundo o diretor da Associação de Haitianos de Navegantes, João Edson Fagundes, essa não foi a primeira agressão a haitianos na cidade.

“Ele foi o primeiro haitiano assassinado aqui na região [do Vale do Itajaí], mas no ano passado, outro rapaz levou cinco tiros e sobreviveu, mas logo saiu do Brasil”, relatou. Ele suspeita que tenha sido um caso de xenofobia.

O caso foi registrado na mesma noite por um delegado que estava de plantão, e as investigações devem começar nesta segunda.

Sterlin e Vanessa se conheceram há dois anos em Navegantes. Ele estava no Brasil há quatro e havia morado no Pará e em São Paulo anteriormente. A família de Sterlin mora nos Estados Unidos atualmente, e o corpo será sepultado em Navegantes.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook