Categories: Contra o Preconceito

Mulher se arrepende de declaração fascista gravada na década de 1980

Share

Mulher responsável por depoimento esdrúxulo na década de 1980 diz estar arrependida e mostra que o ser humano tem salvação. Com a repercussão atual daquele registro histórico, Angela, hoje com mais de 40 anos, sentiu não só vergonha, mas obrigação de pedir desculpas e de expôr sua defesa: “Tenho orgulho de ter podido evoluir”

A jovem Angela Moss na década de 1980 (reprodução)

Na segunda-feira seguinte aos arrastões e agressões nas praias cariocas, um vídeo (assista abaixo) com trechos de uma reportagem veiculada no fim dos anos 1980 na Rede Manchete circulou nas redes sociais e trouxe problemas a uma das pessoas que aparece sendo entrevistada e dando declarações polêmicas.

Intitulada “Os pobres vão à praia”, a matéria mostra a ocupação das praias da Zona Sul pelos habitantes da Zona Norte e a reação dos banhistas locais. Uma das primeiras entrevistadas, Angela Moss, na época com 18 anos, diz que passou a ir à praia na Barra para evitar contato com os novos frequentadores de Copacabana:

“Não pode tirar a pessoa do Méier, do mangue, e levar a pessoa para Copacabana, porque eu não posso conviver com uma pessoa que não tem o mínimo de educação”, diz ela na reportagem do “Documento especial”.

A reportagem, que traz outros entrevistados, tornou-se viral após os arrastões na praia de Copacabana e os ataques aos ônibus no mesmo bairro no domingo. Angela, hoje com 47 anos, publicou uma retratação na rede dizendo que “era uma criança retardada e com pouco conhecimento” e fez questão de dizer ao usuário que publicou o vídeo que o mantivesse no ar:

“Fico feliz que pessoas como você fiquem indignadas com esse vídeo. O que me perturba mesmo são as muitas que me escrevem dando os parabéns.

Peço portanto que você mantenha o vídeo, mas, se possível, publique minha declaração. É importante notar que o vídeo foi editado para parecer pior do que é.

Como todo meio de comunicação a Manchete não estava interessada em informar ou alertar mas apenas ter ibope.

Mas não há como negar: essa é a face triste de uma sociedade sem compaixão e egoísta e sim um dia já foi a minha face. É triste, mas do alto da minha idade atual me orgulho de ver como eu era menor e em quem eu me transformei”

Vídeo:

FASCISMO ZONA ZULFASCISMO ZONA ZULNada mudou…Fonte: Programa Documento Especial – TV Manchete, anos 90, direção Nelson HoineffVídeo completo: https://www.youtube.com/watch?v=kOzGFJZZVe8

Posted by Mariachi on Segunda, 21 de setembro de 2015

Angela hoje é é advogada, mestre em filosofia e já foi professora. Hoje, de acordo com o BuzzFeed, se define como uma “bem-humorada cinquentona que evita e reconhece as armadilhas do ódio”.

Ela afirmou que depois da repercussão do vídeo recebeu várias ameaças de morte e mensagens assustadoras, “tanto de pessoas que ficaram revoltadas por causa do vídeo quanto de pessoas que ficaram irritadas com a mensagem de retratação”.

Questionada pelo portal sobre o que diria à jovem do vídeo, a advogada afirmou: “controle seus preconceitos, aprenda a se colocar no lugar dos outros e seja humilde”.

informações: BuzFeed, O Globo e DCM

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook