Categories: EUA

Adolescente preso nos EUA por usar relógio artesanal recebe convite de Obama

Share

Jovem muçulmano de 14 anos que só queria mostrar ao seu professor de tecnologia o relógio artesanal que havia criado acabou saindo da escola algemado. Barack Obama e Mark Zuckerberg convidaram o garoto para visitas na Casa Branca e Facebook, respectivamente

Ahmed Mohamed recebeu elogios de Barack Obama e Mark Zuckerberg

O presidente dos EUA, Barack Obama, convidou nesta quarta-feira (16) o muçulmano Ahmed Mohamed, 14, a uma visita na Casa Branca, depois de o jovem ter sido detido em sala de aula porque seu relógio caseiro foi confundido com uma bomba.

Ahmed Mohamed levou na segunda-feira à escola um pequeno dispositivo caseiro, composto por uma tela digital e um circuito eletrônico, com o objetivo de mostrá-lo ao professor de tecnologia.

Mas o aparelho apitou enquanto sua turma estava na aula de inglês e foi confiscado pelo professor.

“O diretor e policiais me levaram a uma sala, onde fui interrogado por cinco policiais, me revistaram e confiscaram meu tablet e meu invento”, relatou o adolescente ao jornal Dallas Morning News.

“Posteriormente me levaram a um centro de detenção juvenil, onde me revistaram, registraram as minhas impressões digitais e tiraram fotos”, acrescentou o adolescente entrevistado em sua casa, onde tem muitos circuitos eletrônicos.

Ahmed Mohamed foi algemado na escola

Em mensagem no Twitter, o presidente Obama disse: “Relógio maneiro, Ahmed. Quer trazê-lo à Casa Branca? Devemos inspirar mais crianças como você a gostar de ciência. É o que faz da América um grande país.”

Ele também foi felicitado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, que fez um convite para que o garoto conhecesse sua empresa.

“Vocês provavelmente ouviram a história de Ahmed, o estudante de 14 anos do Texas que construiu um relógio e foi preso quando levou à escola. Ter a habilidade e ambição de construir algo legal deveria levar a aplausos, não à prisão. O futuro pertence a pessoas como Ahmed. Ahmed, se um dia você quiser passar perto do Facebook, adoraria te conhecer. Continue construindo”, escreveu Zuckerberg.

O jovem inventor, que vive em Irving, perto de Dallas, disse que durante o interrogatório foi impedido de telefonar para os pais.

Ele foi liberado pela polícia, mas recebeu uma suspensão de três dias na escola.

“Esta prisão é um sinal de alerta”, reagiu Alia Salem, uma funcionária do Texas do Conselho de relações Americano-Islâmicas (CAIR).

Segundo o CAIR, este incidente não teria existido se o adolescente não fosse de origem muçulmana.

Ahmed Mohamed

Associated Press e EFE

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook