Categories: Corrupção

A repercussão do pronunciamento de Eduardo Cunha em cadeia nacional

Share

Um dia depois de ser acusado de receber milhões de dólares em propina, Eduardo Cunha vai a TV exaltar "independência" e não cita corrupção. A hashtag #CunhanaCadeia esteve entre as mais comentadas do mundo durante o discurso do presidente da Câmara em cadeia nacional

Eduardo Cunha fez um pronunciamento de 5 minutos em rede nacional veiculado nesta sexta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse, em pronunciamento de cinco minutos em rede nacional [vídeo abaixo], que a Casa vai trabalhar ‘com independência e coragem para atender às demandas do provo brasileiro’. A fala de Cunha se estendeu das 20h25 às 20h30, tempo suficiente para gerar indignação na Internet e nas ruas. Houve registros de ‘barulhaço’ em diversas regiões do Brasil. No Twitter, a hashtag #CunhanaCadeia esteve entre as mais comentadas do mundo durante o discurso do presidente da Câmara.

Em São Paulo, panelas foram batidas na Vila Madalena e no Alto da Lapa, bairros da zona oeste da capital paulistana. Em alguns bairros da região central, como Higienópolis, Bela Vista, Cambuci e Aclimação, além da região da av. Paulista, também houve panelaço.

No Rio de Janeiro, foram ouvidos sons de panelas batendo em pelo menos quatro bairros da zona sul –Ipanema, Botafogo, Flamengo e Laranjeiras, além da Tijuca, na zona norte.

No Centro-Oeste, foram registrados episódios em Goiânia e Brasília.

VEJA TAMBÉM: Há 15 anos, Eduardo Cunha já era denunciado por recebimento de propina

No Nordeste, foram ouvidos protestos em Salvador, Maceió, João Pessoa, Recife e Natal. Belém foi a capital do Norte onde houve “barulhaço”.

Durante a tarde desta sexta, Cunha havia feito uma tentativa de abafar os possíveis processos por meio de uma ação em redes sociais, chamada de “aplausaço”. Não funcionou.

O discurso

Na curta fala pré-gravada de Cunha, o deputado afirmou que o trabalho na Câmara “é pautado pelas demandas da sociedade”. O parlamentar fez um balanço do trabalho na Casa e apresentou projetos já discutidos, como a redução da maioridade penal e a punição mais severa para assassinos de policiais. “Trabalhamos também pelo direito dos trabalhadores e tivemos apoio das centras sindicais. Aprovamos o fim da reeleição e a PEC da Bengala”, disse. “O Brasil vive uma crise e Câmara a avalia com critério. Vamos trabalhar com independência e coragem”, encerrou.

No fim do discurso, Cunha prometeu continuar colocando em pauta as “demandas” da população. “Foi o povo que elegeu cada um dos 513 deputados da Câmara. É para o povo que vamos continuar trabalhando. Com independência, coragem, responsabilidade e eficiência”.

Corrupção

Apesar do clima de guerra entre Cunha e o governo, por conta da delação contra o peemedebista na Operação Lava Jato, o presidente mencionou apenas a crise econômica em seu discurso e não falou sobre corrupção. Eduardo Cunha é acusado de receber 5 milhões de dólares em propina.

Vídeo do pronunciamento: