Categories: Polícia Militar

“Chamem o Batman!”, diz PM ao se recusar a atender ocorrências de assalto

Share

“Gente do bem está em casa agora! (…) quem frequenta esse tipo de evento não quer PM perto. Agora aguentem! Chamem o Batman! Ou o super homem”. Mensagens do Comandante do 9º Batalhão da Brigada Militar de Porto Alegre vazam e causam constrangimento à corporação. O PM pediu desculpas após a repercussão negativa do episódio

Um oficial da Brigada Militar sugeriu a pessoas que relataram ocorrências de assalto no Parque da Redenção, em Porto Alegre, que pedissem a ajuda do “Batman” e do “Super-Homem”. A declaração partiu do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coroenel Francisco Vieira, a dois jornalistas, em diálogo travado em um grupo do WhatsApp integrado por PMs e jornalistas.

“Quem frequenta esse tipo de evento não quer BM (Brigada Militar) perto. Agora aguentem! Que chamem o Batman! Ou o super-homem (sic)”, escreveu no grupo na noite do último sábado (6), composto por policiais e jornalistas.

O motivo da conversa seriam as denúncias de pouco policiamento e vários assaltos durante a Serenata Iluminada, evento organizado pelas redes sociais e que prega a ocupação de espaços públicos durante o período noturno na capital gaúcha. No sábado, o Parque da Redenção recebeu milhares de pessoas, mas o tenente-coronel Vieira fez pouco caso da movimentação.

“Gente do bem está em casa agora! (…) Então que saiam dali. Eu não aconselho a ficar ali. Até porque se eu mandar uma viatura lá, com dois PMs, serão hostilizados”, continuou o policial.

Voltou atrás

Cerca de 1h30 depois, após a repercussão negativa do caso, o oficial afirmou no mesmo grupo de WhatsApp que a Brigada “nunca se negou a atender qualquer ocorrência”. Tentou justificar ainda que, nestes casos, deve ser usado o telefone 190.

“Foi um mal entendido. De maneira nenhuma isso é posição da Brigada Militar. Mas estão querendo usar isso (as declarações) para dizer a Brigada não faz nada. O que comentamos ali (no WhatsApp) é uma rede social, não um canal formal. E não recebemos nenhum chamado pelo 190”, alegou.

No domingo (7), o comandante da Brigada Militar na capital gaúcha, Mário Ikeda, negou que a mensagem do tenente-coronel representasse uma resposta oficial da corporação. Ao jornal Correio do Povo, um dos organizadores da Serenata, Pedro Loss, garantiu que foi feito um pedido oficial junto à BM para que fosse feita a segurança do evento, já realizado anteriormente em outros parques de Porto Alegre e na Praça da Alfândega, no Centro da cidade.

A repercussão do caso foi tamanha que a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) usou a sua página no Facebook para condenar as declarações do policial. “Ora, a que triste ponto chegamos”, escreveu.

A ‘orientação’ de procurar o Batman não é nova entre autoridades de segurança do Sul do País. O ex-secretário de Segurança do Paraná, deputado federal Fernando Francischini (SDD-PR), chegou a usar o seu Facebook para postar uma mensagem semelhante para quem “não gosta de polícia”.

com informações de Zero Hora, Brasil Post e Rádio Gaúcha

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook