Categories: Rede Globo

Globo pede desculpas após estudante revelar manipulação em reportagem

Share

Após aluna do Ciência Sem Fronteiras contestar matéria desonesta da Globo, emissora fala em "erro de reportagem" e pede desculpas. Estudante de Medicina disse que explicou inúmeras vezes à repórter que não voltou dos EUA por falta de dinheiro, "mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente"

A Rede Globo pediu desculpas pelo que chamou de “erro de reportagem” em matéria que tratava do programa Ciência Sem Fronteiras. A retratação da emissora aconteceu após uma aluna do programa, Amanda Oliveira, estudante de medicina, denunciar que a matéria foi ao ar com informações distorcidas (relembre aqui).

“Nós apuramos que Amanda não voltou antes da hora. Ela terminou o curso e desistiu de fazer o estágio após o fim das aulas. Foi um erro da reportagem e nós pedimos desculpas a você, nosso telespectador, e para Amanda, que reclamou com toda a razão”, disse o apresentador do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro.

Na reportagem, a Globo havia veiculado que Amanda retornara ao Brasil em razão da insegurança financeira causada pelo não recebimento da bolsa do Ciência Sem Fronteira.

“Eu não voltei para o Brasil pela insegurança gerada pela falta do dinheiro. Até porque essa foi a única parcela da bolsa que não caiu durante todo o meu intercâmbio. Eu voltei pelo simples motivo que minhas aulas na UFT começariam agora e eu julguei não valer a pena perder outro semestre (e isso foi dito inúmeras na minha entrevista. Mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente)”, diz trecho de seu texto, que define a reportagem como uma “mentira” e chama a Globo de “sensacionalista”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook