Categories: Eleições 2014

Paula Lavigne não será presa por tirar foto de seu voto

Share

Paula Lavigne publica foto de urna com seu voto nas redes sociais. A ex-mulher de Caetano Veloso apagou a foto após ser alertada por internautas

Paula Lavigne tira foto da urna durante o voto. TRE diz que ela não será presa porque não foi pega em flagrante (reprodução)

A produtora musical Paula Lavigne publicou uma foto de seu voto na manhã deste domingo em um perfil na rede social Instagram. Na imagem, Paula mostra a urna com a imagem do candidato do Psol a deputado estadual, Marcelo Freixo.

Além da foto, a produtora e ex-mulher do cantor Caetano Veloso, ainda declara voto a Jean Wyllys (Psol), Romário (PSB) e Marina Silva (PSB).

Logo após a postagem, pelo menos três usuários comentaram a foto postada na rede social de compartilhamento de imagens alertando a produtora de que é proibido fotografar a urna eleitoral.

Minutos após a postagem, Paula Lavigne retirou a foto de seu perfil no Instagram.

Na cabine de votação é proibido portar celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer outro aparelho que possa comprometer o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento desligado com o mesário da seção na hora de votar. Saiba o que pode e o que não pode no dia da eleição.

A pessoa que realiza fotos da zona eleitoral e da urna pode ser enquadrada pela legislação eleitoral e ser condenada a até dois anos de detenção.

De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), não haverá punição para eles. “A Resolução 23.339 de 2013, do Artigo 88, diz que é expressamente proibido o registro do voto. No entanto, a punição só ocorreria se a pessoa estivesse sendo flagrada fazendo o registro. Se isso ocorresse, o presidente da mesa iria pedir que a pessoa entregasse o aparelho a ele. Caso ela se negasse a seguir sua ordem, poderia ser impedida de votar e responder a um processo por crime de desobediência.”

com agências

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.