Luis Soares
Colunista
Política 10/Dez/2010 às 13:00 COMENTÁRIOS
Política

Twittaço comemora Dia dos Direitos Humanos: iguais na diferença

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 10 Dez, 2010 às 13h00
Nessa sexta-feira (10), o Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, uma parceria entre agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo federal brasileiro, promove um “twittaço” para comemorar o Dia Mundial dos Direitos Humanos. O Ministro Paulo Vanucchi participa de atividade comemorativa da data em Belo Horizonte e atividades são feitas em todo o Brasil, marcando a 5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença.
A data marca o 62º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento a reconhecer, no âmbito internacional, direitos fundamentais aplicáveis a todas e todos, independentemente de raça, etnia, gênero, origem, religião, idade, situação civil, condição de saúde, ou qualquer outra forma de diferenciação. Até 10 de dezembro de 1948, o Direito Internacional não tratava de questões humanitárias em tempos de paz, confinadas à legislação interna de cada país.

Para participar, basta publicar mensagens com a hashtag #DireitosHumanos neste dia 10 de dezembro. A iniciativa, proposta pelo Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, deve ser entendida como uma ação de toda a sociedade brasileira, comprometida com os valores e princípios dos direitos humanos universais.

Declaração é conhecida em todo o planeta

A expressão “Declaração Universal” já se encontra em 9º lugar nos assuntos mais comentados do Brasil, na rede mundial de microblogs, enquanto “Direitos Humanos”, pura e simples (sem ′#′ hashtags), já lidera a discussão no Twitter entre todos os tópicos pesquisados. No mundo, “Derechos Humanos” já é a 7ª expressão mais postada pelos internautas.

Hoje a Declaração Universal de Direitos Humanos é o documento mais traduzido do planeta, com versões em mais de 300 idiomas e dialetos, de Abkhaz (idioma usado na região do Cáucaso) a Zulu (língua falada na África setentrional).

O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia é uma parceria entre seis agências do Sistema ONU e o governo federal brasileiro, com apoio do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, criado pelo governo espanhol.

“Nossa missão é contribuir para a incorporação dos princípios da equidade de gênero, raça e etnia, transparência e inovação na gestão pública e para o fortalecimento da participação social nas políticas de desenvolvimento humano”, diz o programa.

5ª Semana dos Direitos Humanos

Outra atividade que marcará a data é a inauguração, em Belo Horizonte, da exposição Direitos Humanos, Imagens do Brasil, com curadoria de Denise Carvalho. Está prevista a participação do ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi. No evento, haverá o lançamento do livro com o mesmo nome, de autoria do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, com projeto gráfico de Victor Burton. A exposição e livro têm dois ensaios curtos e 156 imagens históricas.

No Recife, a Prefeitura vai fazer uma pausa de 12 minutos esta manhã para um momento de reflexão. O objetivo é lembrar os 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O ato acontece a partir das 10h, quando será exibido um filme produzido pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Para que todos possam participar da atividade, haverá, no site da PCR, um banner através do qual o filme será exibido.

As atividades integram a 5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença, que conta com atividades por todo o país.

Serviço:

Veja abaixo algumas sugestões de Twitts, do Programa Interagencial:

Direitos Humanos

Sou brasileiro e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou brasileira e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou mulher e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou homem e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou negra e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou negro e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou índia e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou índio e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Gênero, Raça e Etnia

Sou contra o racismo e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Sou contra o preconceito e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos 


Sou a favor da igualdade de gênero, raça e etnia e comemoro o Dia dos #DireitosHumanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dia dos #DireitosHumanos
 

Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Dia dos #DireitosHumanos
 
Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Dia dos #DireitosHumanos
 
Toda pessoa tem direitos e liberdades sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, religião, opinião política, ou origem. Dia dos #Direitos Humanos
 
Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Dia dos #DireitosHumanos http://bit.ly/dO6bR2

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado. Dia dos #DireitosHumanos

Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras do Estado. Dia dos #DireitosHumanos

Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica. Dia dos #DireitosHumanos
 

A vontade do povo será a base da autoridade do governo. Dia dos #DireitosHumano 

Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social. Dia dos #DireitosHumanos 

Márcia Xavier e Luana Bonone

COMENTÁRIOS