Categories: Mundo

Investigadores da queda do MH17 terão segurança de rebeldes pró-Rússia

Share

Separatistas garantirão segurança de investigadores que averiguarão queda do MH17. O serviço nacional ucraniano de Situações de Emergência informou que já foram encontrados os corpos de 121 dos ocupantes da aeronave

Tributo às vítimas do voo MH17 (Foto: Ibtimes)

A OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) informou nesta sexta-feira (18/07) que um grupo de seus especialistas está a caminho do local do acidente do avião da Malaysia Airlines e que os rebeldes garantiram a segurança dos observadores e dos investigadores internacionais que vão averiguar as causas da queda da aeronave.

O grupo de contato, que inclui representantes de Ucrânia, Rússia e da OSCE falou ontem à noite, por videoconferência, com os rebeldes pró-russos de Donetsk, que controlam a região do leste ucraniano, onde um avião da companhia aérea malaia caiu ontem com quase 300 passageiros a bordo.

A mediadora do conflito entre as autoridades de Kiev e os insurgentes, informou hoje que o grupo se reuniu na capital ucraniana para a videoconferência com os rebeldes.

“Em vista do terrível acidente do avião malaio na região de Donetsk, e com o objetivo de estabelecer uma série de medidas práticas urgentes, o grupo participou de uma videoconferência com representantes dos grupos separatistas em Donetsk”, afirmou a OSCE em comunicado divulgado hoje através de seu site.

Segundo os serviços de inteligência dos EUA, o avião da companhia Malaysia Airlines, que fazia a rota Amsterdã-Kuala Lumpur, foi abatido por um míssil terra-ar, mas não pôde especificar quem foi responsável pelo disparo.

Tanto as autoridades de Kiev como os rebeldes pró-russos do leste trocaram acusações sobre quem foi responsável pela queda do avião, em pleno conflito armado.

O serviço nacional ucraniano de Situações de Emergência informou hoje que já foram encontrados os corpos de 121 dos ocupantes da aeronave no local dos destroços. A companhia aérea informou que 298 pessoas estavam no avião, 283 passageiros e 15 tripulantes.

Opera Mundi