Categories: Rio de Janeiro

Morre Santiago Andrade, cinegrafista da Band atingido por rojão

Share

Cinegrafista da Band tem morte cerebral. Santiago Andrade foi atingido por um rojão na última quinta-feira. Advogado de preso diz saber quem acendeu artefato

O cinegrafista da TV Band, Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, teve morte cerebral diagnosticada nesta segunda-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde a última quinta, quando foi atingido por um rojão em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade.

Andrade estava em coma no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro. Ele havia sofrido afundamento do crânio e permanecia internado em estado grave desde então.

Momento em que Santiago Andrade, cinegrafista da Band, é atingido por rojão (Foto: Domingos Peixoto / AFP)

Neste sábado, o rapaz que apareceu em imagens da TV passando o rojão para um terceiro se entregou à polícia.

O tatuador Fábio Raposo, de 22 anos, disse desconhecer a identidade da pessoa responsável por acender o artefato, mas afirmou que cooperaria com a polícia na identificação.

Ele permanece detido no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, com prisão preventiva decretada por 30 dias. Hoje, seu advogado afirmou que já tem a identidade do outro envolvido, mas não revelou o nome.

Cinegrafista há mais de 20 anos, Santiago trabalhava na Band havia 10. Ele deixa uma filha e três enteados.

A ocorrência na última quinta motivou notas de repúdio e pedidos de investigação por parte de sindicatos de jornalistas e associações ligadas à imprensa.

Exame