Categories: Xenofobia

Imigrantes são ‘desinfetados’ na Itália

Share

Imagens mostram imigrantes sendo "desinfetados" em centro de recepção na Itália. Vídeo exibido por TV italiana revela pessoas despidas sendo submetidas a processos de limpeza para ingressar no país

Imigrantes são “desinfetados” em centro de recepção na Itália(Imagem – RAI)

O canal italiano RAI divulgou imagens da chegada de imigrantes ao centro de recepção em Lampedusa, na Itália. No vídeo é possível ver pessoas despidas sendo submetidas a processos de limpeza. Um funcionário do centro borrifa um produto não identificado nos imigrantes. A prefeita de Lampedusa, Giusi Nicolini, declarou que a Itália “deveria se envergonhar” da situação.

Leia também

Segundo o jornal Corriere della Sera, o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, disse que o governo vai investigar o caso. “Estas imagens são muito graves, o governo vai fazer uma investigação aprofundada para verificar e punir os responsáveis”, afirmou Letta.

A ilha de Lampedusa é uma das portas de entrada para imigrantes que vão para a Europa a procura de alternativas para conflitos e condições sociais em seus países de origem.

Neste ano, um naufrágio, próximo a Lampedusa, deixou mais de 200 imigrantes mortos. As vítimas, em sua maioria de origem africana, viajavam em uma embarcação irregular. Desde o ocorrido, o governo italiano tem se esforçado para aumentar a vigilância na costa do mediterrâneo e assim facilitar a comunicação com as equipes de resgate, caso elas precisem agir.

Assista aqui ao vídeo no sítio da RAI

A Comissão Europeia também alertou a todos os países membros da UE da necessidade de um novo sistema de monitoramento das fronteiras do Mediterrêno, desde a Espanha até o Chipre. Seria necessário um investimento de 14 milhões para que o novo sistema fosse implantado.

Opera Mundi