Categories: Mulheres violadas

A adolescente que deu à luz na porta da maternidade

Share

MP vai investigar caso de jovem que deu à luz na porta de maternidade. Vídeo que revela desespero da adolescente foi divulgado. Promotor diz que pode ter havido omissão

Ministério Público vai investigar caso de jovem que deu à luz na porta de maternidade (Imagem / Reprodução / TV Mirante)

O Ministério Público vai investigar se houve negligência e omissão de socorro no caso da adolescente que teve um bebê na escadaria de uma maternidade em São Luís. A Defensoria Pública abriu um processo contra as maternidades Marly Sarney, do governo do Estado, e Maria do Amparo, que é filantrópica mas tem o atendimento ao SUS, administrado pela Prefeitura de São Luís.

Nesta semana, o desespero de uma adolescente que deu à luz na escadaria da maternidade Maria do Amparo, porque encontrou o portão fechado, foi divulgado (vídeo abaixo). O parto foi feito por uma técnica de enfermagem que acompanhava a paciente na ambulância. O segurança e os enfermeiros ficaram do lado de dentro do portão, apenas observando.

A adolescente de 16 anos já havia procurado a maternidade Marly Sarney, onde fez o acompanhamento pré-natal durante a gravidez, mas acabou sendo transferida porque não havia vagas, mesmo estando em trabalho de parto.
A Secretaria de Saúde, em nota, informou que considera que não houve falhas no atendimento.

Leia também

O diretor da maternidade também considerou o procedimento normal. Mas o Ministério Público não considerou normal o que aconteceu. Vai investigar o que houve nesse caso e pediu à polícia que abrisse um inquérito para apurar se houve omissão de socorro dos funcionários das duas maternidades.

De acordo com o promotor da Infância e da Juventude, além da omissão, pode ter havido desrespeito à uma lei federal que prevê que a gestante tem que saber com antecedência em que hospital vai ser o parto. Será investigado, ainda, se houve desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

O secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad lamentou o caso, e pediu desculpas á jovem e ao esposa dela. Segundo o secretário, uma sindicância e uma auditoria serão abertas para investigar o ocorrido.

Assista o vídeo no link a seguir:
Adolescente de 16 anos pariu na calçada de maternidade em SL

com G1