Categories: Racismo não

Após derrota, torcedores da Espanha ofendem brasileiros com racismo

Share

Torcedores espanhóis se revoltam com derrota na final da Copa das Confederações e usam expressão racista para ofender os brasileiros

Alguns espanhóis ofenderam o Brasil por meio do Twitter (Reprodução / Twitter)

Depois de a Seleção Brasileira arrasar a Espanha na final da Copa das Confederações, nesse domingo, no Maracanã, por 3 a 0, vários espanhóis foram ao Twitter para ofender o Brasil. Por meio da expressão racista ‘macacos’ (monos em espanhol), os torcedores demonstraram sua amargura com a goleada sofrida pela Fúria. As frases polêmicas dos agressores foram rebatidas e reprovadas por outras pessoas.

Os jogos na Europa costumam ser marcados por episódios de racismo. Jogadores brasileiros e africanos, por exemplo, já foram hostilizados em partidas no Velho Mundo. Os laterais titulares da Seleção Brasileira, Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid), já foram insultados em jogos de suas equipes na Espanha. O atacante Hulk (Zenit) também foi ofendido na Rússia.

Leia também

Curiosamente, uma preocupação da Fifa durante a Copa das Confederações foi insistir na ‘bandeira’ contra o racismo. Os jogadores, via faixas e discurso dos capitães nos estádios, pediram o fim do preconceito no futebol. A campanha contra o racismo é levantada há muito tempo pela entidade.

O problema é tão grave que chegou a interromper um amistoso do Milan, em janeiro deste ano, na Itália. O atacante Boateng, de origem ganesa, foi hostilizado e o time rossonero deixou o gramado. Depois de alguns meses, seis agressores foram identificados e tiveram que cumprir pena de 40 dias a dois meses, além de pagar multa de 10 mil euros. O time do Pro Patria foi punido e teve que mandar jogos sem a presença da torcida.

SuperEsportes