Redação Pragmatismo
Corrupção 02/Jun/2017 às 17:10 COMENTÁRIOS
Corrupção

TV Record aparece em novo áudio envolvendo Temer e Aécio

Publicado em 02 Jun, 2017 às 17h10

Vice-presidente da TV Record e sobrinho de Edir Macedo aparece em negociata com Aécio Neves e com ministro de Temer para fechar entrevista com o presidente em troca de contrato publicitário milionário

áudio aécio neves tv record

Novos áudios gravados pela Polícia Federal com autorização judicial revelam que Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da TV Record, conversou com o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral de Governo), para negociar um patrocínio milionário da Caixa Econômica Federal em troca de uma entrevista com o presidente Michel Temer (PMDB).

Douglas Tavolaro é sobrinho do dono da Record, bispo Edir Macedo.

Em uma gravação divulgada em primeira mão pelo portal BuzzFeed, ele fala em “juntar tudo num pacote e sair”.

Em outro trecho, Aécio cobra o ministro Moreira Franco para “entrar no circuito com o cara da Caixa”, e ouve que ele já havia encaminhado a demanda da emissora.

Os diálogos da conversa, que aconteceu no dia 19 de abril, foram grampeados através do celular de Aécio.

Em determinado momento do áudio, Tavoralo diz a Aécio que recebeu ligações do ministro Moreira Franco, mas não atendeu porque achava que seria um pedido de entrevista, e a resposta seria negativa. “Só tem um jeito de sair. Se tiver uma coisa, entendeu?”, dispara o sobrinho de Edir Macedo.

Confira, abaixo, a transcrição dos grampos e, em seguida, ouça os áudios:

Tavolaro – O Moreira me ligou no celular duas vezes. Eu já deduzo qual seja o assunto. Antes de falar com ele, eu queria alinhar com você para entender. Ele ligou para o nosso presidente também e pediu para gente tentar colocar nosso número 1 numas entrevistas. Eles estão agora com essa estratégia de comunicação, de colocá-lo para falar. Eu acho que ele me ligou para me pedir isso. E eu estou muito sem graça de falar com ele. Eu vou ter que passar isso para cima e a situação está parada. Eu não sei você quer ajudar a intermediar isso, ligar para ele..

Aécio – Eu até te mandei uma mensagem ontem.

Tavolaro – Que você ia chamar o pessoal lá

Aécio – É, falei com ele próprio, que isso era um absurdo. Ele até esculhambou o cara, falou que era um idiota, que ia chamar ele aqui hoje ainda para dar o comando. Eu como tinha esse evento aqui, eu acabei não indo a Brasília. Você não tem como empurrar um pouquinho ou pelo menos ouvir o que ele tem para dizer…

Tavolaro – Eu só não dou retorno porque se eu retornar, ele vai pedir.

Aécio – Vai ficar chato para você

Tavolaro – O presidente não vai conseguir fazer. Eu já tenho o retorno, já. Entendeu? O nosso presidente [da Record] aqui não vai conseguir fazer. Só tem um jeito de sair. Se tiver uma coisa, entendeu? Eu acho inteligente a estratégia deles, diminui o impacto.

Aécio – Deixa eu tentar mesmo por telefone intermediar novamente isso e te ligo.

Tavolaro – Se você quiser, na minha opinião, fala como desentendido para saber.

Aécio – Com o próprio Moreira, ne?

Tavolaro – É, como uma intermediação. Eu nunca falei com ele até agora.

Aécio – Eu acho até que nos fortalece realmente mutuamente. Eles ficam sabendo que o canal é aqui e me dá mais força para resolver. Pode ser uma boa estratégia nossa.

O senador mineiro não demora em fazer a “intermediação”. Após oito minutos, ele liga para Moreira Franco.

Aécio – Deixa eu te falar, Moreira. É uma questão que corre no paralelo das questões que você está cuidando. Eu cheguei a falar com o presidente algumas vezes do assunto da Record. Você está a par disso? Do assunto do… número 1 lá.

Moreira – Tratei disso hoje. Já liguei para o Douglas e não consegui falar ainda. Liguei três vezes. Você que é amigo dele…

Aécio – É aquelas coisas que não precisa falar por telefone. Mas você entrou nesse circuito com o cara da Caixa?

Moreira – Já entrei. Entrei hoje. Peça para ele me ligar.

Aécio – Isso vale a pena.

O senador em seguida retorna para Douglas Tavolaro.

Aécio – Liguei para ele (Moreira) direto e falei que eu to num constrangimento enorme. Aí eu inverti e falei “liguei para o pessoal lá, até para pedir uma gentileza… dos jornalistas e ele (Douglas Tavolaro) me cobrou com todas as letras, não teve nenhuma resposta ainda de um assunto que eu tratei direto com o presidente e eu imagino que o presidente tenha tratado com você (Moreira) lá na Caixa e não tiveram uma resposta. Aí ele (Moreira) falou ‘é sobre esse assunto que eu quero falar com ele também’. Isso andou? Aí ele (Moreira): andou, tentei falar com ele hoje duas ou três vezes e não consegui. Peça para ele (Douglas Tavolaro) me ligar. E brincou, “vi que ele (Douglas Tavolaro) é seu amigo”. E é mesmo, e está constrangido de ligar para você (Moreira), você pedir outra coisa e ele (Douglas Tavolaro) ia ter que te dizer não. Ele (Douglas Tavolaro) recebe ordens. Tem toda a boa vontade, mas não é o dono. Eu estou com esse compromisso, estou constrangido com eles. Aí ele (Moreira) falou, ‘peça por favor para ele (Douglas Tavolaro) me ligar’. Deixa passar hoje para não parecer tanta ansiedade. E ai você (Douglas Tavolaro) liga amanha de manhã, fala que recebeu o recado. E aí me liga em seguida para ver se é mais uma embromação e se eles realmente entraram no circuito. Eu disse a ele (Moreira Franco) o seguinte: é o assunto Caixa, o assunto paralelo, que nada tem a ver com o que você está tratando.

Tavolaro – Ele tá juntando num pacote. Não tem problema. Se ele juntar o pacote e sair, eu agito o nosso cá, entendeu? Porque eu acho importante a estratégia dele.

Aécio – Eu acho bom que a gente faça esse canal porque eu fico com mais autoridade, inclusive do número 1. E ele vai saber que as coisas só vão andar se for por aqui. Porque ele não vai cobrar, ele vai ficar naquela de que está fazendo para todo mundo. E eu só tenho esse compromisso com você, tenho como priorizar com mais rigor.

(Diálogo de Aécio Neves com Douglas Tavolaro — 19 de abril de 2017, 19h57.)

(Aécio liga para Moreira Franco — 19 de abril de 2017, 20h05)

(Aécio retorna para Douglas Tavolaro — 19 de abril de 2017, 20h07)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS