Redação Pragmatismo
Saúde 30/Mai/2017 às 00:13 COMENTÁRIOS
Saúde

Vídeo de recém-nascido "andando" em maternidade brasileira ganha o mundo

Publicado em 30 Mai, 2017 às 00h13

Vídeo de recém-nascido "andando" em maternidade brasileira ganha o mundo. Imagens já receberam mais de 70 milhões de visualizações e comentários do mundo inteiro. Pediatra explicou o fenômeno

Um vídeo brasileiro (assista abaixo), que mostra um bebê tentando caminhar logo após nascer, tem impressionado internautas de todo o mundo.

A gravação, que foi feita em uma maternidade, mostra um bebê que acabou de nascer ‘caminhando’ por cerca de um metro. “Gente, a menina tá andando. Acabou de nascer e tá andando”, diz a pessoa que grava o feito.

Nas imagens, a menina recém-nascida é erguida pelas axilas por uma enfermeira e dá passos, se apoiando no braço da profissional de saúde.

A mulher que o segura comenta que, antes da gravação, a criança havia andado uma distância de cerca de um metro. Durante o vídeo, ela continua tentando dar alguns passos enquanto é apoiada. De acordo com a enfermeira, a menina estava sendo banhada quando caminhou.

O vídeo já obteve mais de 70 milhões de visualizações e 300 mil curtidas no Facebook. Há comentários publicados em diversos idiomas, basicamente de pessoas impressionadas com o que viram.

Piadas

Entre milhares de pessoas admiradas, que chamaram o feito de “milagre”, alguns internautas resolveram fazer piadas com a situação.

“É porque tem que sair andando pra procurar emprego porque, se não, não consegue se aposentar”, escreveu uma seguidora do vídeo, remetendo à reforma da Previdência, proposta pelo governo Temer. “Super baby”, apelidou outra.

Explicação

Muitas das pessoas que publicaram comentários no vídeo tentaram explicar o que realmente estava acontecendo.

“Por favor! Isso não é um milagre. É só um reflexo normal do neonatal, chamado marcha reflexa”, escreveu um internauta.

“Esse fenômeno chama-se marcha reflexa, é natural em recém-nascidos neurologicamente saudáveis e desaparece depois!”, explicou outro.

O pediatra Carlos Eduardo Corrêa, especialista na saúde de recém-nascidos, explica que todos os bebês têm alguns reflexos motores primários, que não dependem da vontade deles. No caso, trata-se de um desses reflexos, conhecido como marcha automática, que qualquer bebê de até 3 meses pode apresentar ao ser apoiado por sob os braços.

O motivo para o reflexo não é consenso entre os médicos, mas Cacá acredita que pode estar relacionado a um exercício motor realizado dentro do útero. Ele cita outros reflexos primários, como o ato de sugar para se alimentar. Segundo ele, também é comum que bebês tentem se arrastar até o peito da mãe quando são colocados sobre a barriga.

Ainda de acordo com o pediatra, é comum aos recém-nascidos apresentarem esse reflexo até os 2 ou 3 meses de idade. Depois, eles perdem o movimento intuitivo e vão aprender a andar quando têm por volta de um ano.

VÍDEO:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS