Redação Pragmatismo
EUA 31/Mai/2017 às 23:48 COMENTÁRIOS
EUA

Supremacista branco mata 2 homens que tentaram defender muçulmana nos EUA

Publicado em 31 Mai, 2017 às 23h48

Dois homens são assassinados nos EUA ao tentar conter supremacista branco que insultava muçulmanas. Um deles morreu no local, outro no hospital, e um terceiro ficou ferido, mas não corre risco de vida

supremacista islamismo portland dois homens
Homem mata dois homens e deixa um ferido (Imagem: Pragmatismo Político)

Dois homens foram mortos num trem em Portland, nos Estados Unidos, após tentarem defender mulheres de um suposto ataque de islamofobia, informou a polícia local. O assassino, identificado neste sábado (27/05) como Jeremy Joseph Christian, de 35 anos, foi detido pouco após o crime.

O incidente, segundo as autoridades, ocorreu na tarde desta sexta-feira. Christian gritou insultos de teor étnico e religioso contra duas passageiras que seriam muçulmanas, de acordo com testemunhas. Uma delas estaria usando o hijab, véu islâmico que cobre cabeça e pescoço, deixando o rosto livre.

O porta-voz da polícia de Portland, Pete Simpson, afirmou a repórteres que o homem “gritava muitas coisas diferentes”, bravejando um “discurso de ódio” contra as duas mulheres.

Três homens, ainda não identificados pelas autoridades, tentaram intervir e foram esfaqueados pelo agressor, disse a polícia. Um deles morreu no local, outro no hospital, e um terceiro ficou ferido, mas não corre risco de vida.

Simpson informou que a polícia gostaria de interrogar as duas jovens vítimas dos xingamentos. Na sexta-feira, elas deixaram o local do crime antes dos policiais chegarem.

Christian fugiu do trem após as agressões, mas foi localizado por policiais momentos mais tarde e levado em custódia. O americano está preso sob duas acusações de homicídio qualificado, uma de tentativa de homicídio, duas de intimidação em segundo grau e uma de posse de arma restrita.

Conselho pede resposta de Trump

Em comunicado em resposta ao ataque, o Conselho sobre Relações Islâmico-Americanas (Cair, na sigla em inglês) afirmou que houve um aumento no número de incidentes envolvendo islamofobia nos EUA, e que isso se deve em parte à retórica anti-imigração do presidente Donald Trump.

Para Nihad Awad, diretor do Cair, o republicano “precisa se pronunciar pessoalmente contra a onda crescente de islamofobia e outras formas de intolerância e racismo em nossa nação, provocadas por ele por meio de numerosas declarações e ações políticas que trouxeram impactos negativos para as comunidades minoritárias”.

O governo Trump gerou polêmica recentemente ao proibir a entrada em território americano de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, medida derrubada mais tarde pela Justiça. Acusado de adotar uma postura anti-islã, o presidente se defendeu em viagem à Arábia Saudita, descartando a existência de “uma batalha entre diferentes credos”.

Deutsche Welle

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS