Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 02/Mai/2017 às 14:09 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Menina é expulsa de competição de Xadrez por usar vestido “provocativo”

Publicado em 02 Mai, 2017 às 14h09

Menina de 12 anos é excluída de torneio de Xadrez na Malásia por usar vestido considerado “provocativo” pelos organizadores. Treinador da garota exige pedido de desculpas

menina expulsa competição xadrez vestido provocativo malásia

Uma menina de 12 anos foi excluída de um torneio de xadrez na Malásia por usar um vestido considerado “provocativo” pelos organizadores, o que gerou uma onda de indignação no país de maioria muçulmana.

Após duas semanas de polêmica, a Federação Malaia de Xadrez convocou todas as partes a uma reunião para encontrar uma solução.

O treinador da enxadrista, Kaushal Khandar, exigiu um pedido de desculpas dos organizadores.

A jovem, de talento reconhecido, foi excluída do torneio nacional escolar no dia 14 de abril.

Ela se sentiu “perseguida e humilhada”, declarou Kaushal Khandar, que informou sobre a situação de sua pupila em sua página no Facebook.

Os organizadores informaram à enxadrista que seu vestido de manga curta e que chegava ao joelho era “provocativo” e gerava “uma tentação visto de certo ângulo, de muito longe”, contou Khandar.

Fico chocado e chateado que seu vestido seja considerado um problema”, declarou à AFP Sieh Kok Chi, ex-secretário-geral do Conselho Olímpico da Malásia.

Tem apenas 12 anos. Ninguém tem o direito de impor a ela suas regras. As autoridades do torneio de xadrez devem renunciar”, estimou.

A Malásia é um país muçulmano considerado moderado, mas a influência dos conservadores está em crescimento constante há alguns anos.

O secretário-geral da Federação de Xadrez, Nik Hishamuddin Nik Mustapa, disse à AFP que o código de vestimenta havia sido aplicado pelo fato de o torneio ser realizado em uma escola pública, onde as normas são mais rígidas.

AFP

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS