Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 04/Abr/2017 às 11:57 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Globo afasta ator acusado de assédio após pressão de funcionários

Publicado em 04 Abr, 2017 às 11h57

Ator do 'primeiro escalão' acusado de assédio é afastado de novela da Globo após pressão de funcionários. Figurinista detalhou os abusos que sofreu durante vários meses. Emissora divulgou uma nota sobre o episódio

José Mayer assédio globo afastado
O ator José Mayer

A Rede Globo informou na noite desta segunda-feira (3) que José Mayer, 67, foi oficialmente afastado dos trabalhos e não será escalado para a próxima novela da emissora.

O ator é acusado de assédio pela figurinista Susllem Tonani. Em um blog da Folha de S.Paulo, ela afirma que Mayer “colocou a mão esquerda na sua genitália” em fevereiro deste ano, “na presença de outras duas mulheres”, sendo que a primeira “brincadeira” do ator havia acontecido oito meses antes, algo que, segundo o texto, continuou acontecendo durante muito tempo.

Em seu depoimento, a figurinista diz que este era seu primeiro trabalho em uma novela, justamente com José Mayer no papel principal, o que a fazia conviver muito com o ator: “Ele era protagonista da primeira novela em que eu trabalhava como figurinista assistente”, conta.

“Trabalhando de segunda a sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus ‘elogios’. Do ‘como você se veste bem’, logo eu estava ouvindo: ‘como a sua cintura é fina’, ‘fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho’, ‘você nunca vai dar para mim?’.”

Segundo ela, suas negativas não surtiram efeito. “Disse a ele, com palavras exatas e claras, que não queria, que ele não podia me tocar, que se ele me encostasse a mão eu iria ao RH. Foram meses saindo de perto.”

Susllem conta ainda que, depois do episódio, continuou convivendo com o ator, “no mecanismo subserviente”, até sofrer novo assédio: “Nos vimos, ele e eu, num set de filmagem com 30 pessoas. (…) Neste momento, sem medo, ameaçou me tocar novamente se eu continuasse a não falar com ele. E eu não silenciei. ‘VACA’, ele gritou.”

Depois desse episódio, ela afirma que procurou o RH, a ouvidoria e o “departamento que cuida dos atores” da TV Globo: “A empresa reconheceu a gravidade do acontecimento e prometeu tomar as medidas necessárias”, escreveu.

A Folha de S.Paulo retirou o texto da figurinista do ar. De acordo com o jornal, ele desrespeitava o princípio editorial de só publicar acusações após buscar os argumentos da parte acusada.

Pressão de funcionárias

Inicialmente, a Globo relutou em afastar Mayer. Só após a repercussão do caso nas redes sociais e de receber pressão dos próprios funcionários, a emissora decidiu anunciar o desligamento temporário do ator.

Funcionárias da Globo já articulavam um protesto para esta terça-feira (04) dentro da emissora. Artistas e apresentadoras, como Fernanda Lima e Drica Moraes, estão postando em suas redes sociais a mensagem “mexeu com uma, mexeu com todas #Chegadeassédio”

Nota da Globo

Ao afastar Mayer, a Globo disse que essa não é uma atitude isolada.

Essa é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo que a Globo acredita. E não é uma atitude isolada. A atitude da Globo será sempre essa. A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam

Outro lado

Em entrevista à Folha, José Mayer negou as acusações de assédio. “Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade”.

“As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra (que ele interpretou na novela das 21h A Lei do Amor, que acabou na última semana), não são minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo”, concluiu.

Susllem

Susllem Meneguzzi Tonani nasceu em Vitória (ES) e cursou desenho industrial na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Trabalhou com campanhas publicitárias, cinema, teatro, moda e televisão. Mudou-se para o Rio há cinco anos para seguir a carreira de figurinista.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS