Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 05/Abr/2017 às 13:07 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Caio Blat sai em defesa de José Mayer: “Fez uma brincadeira fora de tom”

Publicado em 05 Abr, 2017 às 13h07

Para Caio Blat, pegar na genitália de uma mulher não passa de uma “brincadeira fora de tom”. Ator saiu em defesa de José Mayer e disse discordar do afastamento do colega. Repórter questionou como ele reagiria caso isso acontecesse com sua esposa

Caio Blat José Mayer assédio
O ator Caio Blat

O ator Caio Blat se pronunciou nesta terça-feira (4) sobre a acusação de abuso sexual feita pela figurinista Susllem Tonani contra José Mayer, 67, seu colega de profissão e de Rede Globo.

Segundo Blat, “não houve intimidação” e José Mayer “não representa ameaça a ninguém”.

“Não estou sabendo dessa decisão de afastá-lo, mas não acho certa. José Mayer é uma pessoa que a gente conhece. A declaração que ele deu hoje foi brilhante. A forma como ele se colocou foi perfeita. Ele não representa ameaça a ninguém. Fez uma brincadeira fora de tom, e na presença de outras pessoas. Não houve intimidação”, analisou Caio Blat.

O ator foi questionado em seguida como ele se sentiria, se ao assédio tivesse acontecido com sua mulher.

“A Maria [esposa de Caio] passa por isso diversas vezes; ela me conta. Ainda faz parte da nossa cultura. Ainda mais quando existe uma relação hierárquica. Existe essa tomada de consciência e a mobilização de hoje foi importante. Uma brincadeira que talvez as pessoas estejam acostumadas porque sempre foi assim. A campanha foi muito legal, todo mundo se engajando. Existe essa questão de outras gerações”, completou.

As declarações de Caio Blat repercutiram mal nas redes sociais e entre os seus colegas de profissão. “Caio Blat dormiu o dia todo e não viu o andamento do processo. Que papo torto!”, escreveu o também ator global José de Abreu.

“Caio Blat, se assédio é brincadeira, estupro é profissionalismo? Cala a boca!”, protestou um internauta.

Esposa de Caio Blat

Depois das declarações do marido, Maria Ribeiro foi pressionada por internautas a se posicionar sobre o caso. Em reposta, ela publicou que estava “100% ao lado de Su”, em refêrencia à figurinista Susllem Tonani

“Pra todo mundo que está perguntando no Twitter e no Instagram: estou cem por cento ao lado da Su — minha amiga corajosa — e das minas. #chegadeassédio”, escreveu Maria no Twitter.

Atrizes contra o assédio

O relato da figurinista Susllem Tonani repercutiu no meio artístico.

Funcionárias e atrizes do primeiro escalão da emissora vestiram camisas e usaram as redes sociais para condenar o assédio e se posicionar ao lado de Susllem e de mulheres que sofrem com a cultura machista.

Elas apoiaram a hashtag #mexeucomumamexeucomtodas (veja aqui as atrizes que se pronunciaram)

Entenda o caso

O ator José Mayer é acusado de assédio pela figurinista Susllem Tonani. Em um blog da Folha de S.Paulo, ela afirma que Mayer “colocou a mão esquerda na sua genitália” em fevereiro deste ano, “na presença de outras duas mulheres”, sendo que a primeira “brincadeira” do ator havia acontecido oito meses antes, algo que, segundo o texto, continuou acontecendo durante muito tempo.

Em seu depoimento, a figurinista diz que este era seu primeiro trabalho em uma novela, justamente com José Mayer no papel principal, o que a fazia conviver muito com o ator: “Ele era protagonista da primeira novela em que eu trabalhava como figurinista assistente”, conta.

“Trabalhando de segunda a sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus ‘elogios’. Do ‘como você se veste bem’, logo eu estava ouvindo: ‘como a sua cintura é fina’, ‘fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho’, ‘você nunca vai dar para mim?’.”

Segundo ela, suas negativas não surtiram efeito. “Disse a ele, com palavras exatas e claras, que não queria, que ele não podia me tocar, que se ele me encostasse a mão eu iria ao RH. Foram meses saindo de perto.”

Susllem conta ainda que, depois do episódio, continuou convivendo com o ator, “no mecanismo subserviente”, até sofrer novo assédio: “Nos vimos, ele e eu, num set de filmagem com 30 pessoas. (…) Neste momento, sem medo, ameaçou me tocar novamente se eu continuasse a não falar com ele. E eu não silenciei. ‘VACA’, ele gritou.”

Depois desse episódio, ela afirma que procurou o RH, a ouvidoria e o “departamento que cuida dos atores” da TV Globo: “A empresa reconheceu a gravidade do acontecimento e prometeu tomar as medidas necessárias”, escreveu.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS