Redação Pragmatismo
Lula 16/Mar/2017 às 14:26 COMENTÁRIOS
Lula

Lula e Dilma vão à Paraíba inaugurar Transposição do Rio São Francisco

Publicado em 16 Mar, 2017 às 14h26

Lula, Dilma e Ciro Gomes estarão juntos no próximo domingo em Monteiro (PB) no mesmo local onde Michel Temer esteve na semana passada. Os três irão contestar a tentativa do peemedebista de apropriar-se da Transposição do Rio São Francisco. Chico Buarque e Chico César também foram convidados

Lula e Dilma vão à Paraíba Monteiro PB transposição
Lula iniciou a mega-obra da Transposição das águas do Rio São Francisco; Dilma Rousseff quase finalizou; Michel Temer inaugurou e assumiu a paternidade

Os ex-presidentes Lula e Dilma, além de Ciro Gomes, estarão juntos no próximo domingo (19) na cidade de Monteiro, na Paraíba, no mesmo local onde Michel Temer esteve na semana passada.

Os três devem chegar na cidade às 11h para ‘inaugurar oficialmente’ o trecho leste da transposição do Rio São Francisco e contestar a tentativa do atual presidente de apropriar-se da obra.

Os artistas Chico Buarque e Chico César também foram convidados para participar do evento.

A visita de Lula, Dilma e Ciro foi organizada pessoalmente pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que na semana passada, mesmo na presença de Temer, agradeceu aos dois ex-presidentes e a Ciro Gomes pela realização das obras.

“Não poderia deixar de me reportar ao governo que Vossa Excelência (Michel Temer) fez parte, o governo da presidenta Dilma Rousseff. A presidenta foi responsável pelo pagamento de 70% dessa obra. […] É preciso relembrar as coisas a quem deixar de lembrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidente que iniciou essa obra”, disse em seu discurso.

O único pecado do discurso corajoso de Coutinho residiu apenas na pequena confusão com os números. Dilma Rousseff, na verdade, empenhou e pagou 92% e 87,5% da obra, respectivamente, segundo informações da Folha de S.Paulo.

De acordo com a mídia local, espera-se que pelo menos 50 mil pessoas prestigiem a visita de Lula, Dilma e Ciro neste em Monteiro (PB).

O reconhecimento de que Lula é o verdadeiro responsável pela Transposição do São Francisco já foi observado quando Michel Temer esteve na cidade do interior paraibano para inaugurar a obra.

Mesmo acompanhado de grande comitiva de ministros, senadores, deputados e políticos locais, Temer foi vaiado e ouviu o povo gritar o nome do ex-presidente petista (relembre aqui).

A “reinauguração” (ou ‘inauguração oficial, de fato e de direito’, como têm defendido Lula e Dilma) da Transposição do Rio São Francisco será realizada em uma data especial para os moradores da região: Dia de São José.

Na crença dos sertanejos, quando chove nessa data, renovam-se as esperanças por dias mais chuvosos na região do semiárido nordestino.

O trecho da obra tem 217 quilômetros de tubulações e seis estações de bombeamento e também beneficia o estado de Pernambuco. As obras do Eixo Leste prometem levar água a 168 municípios dos dois estados, beneficiando 4,5 milhões de pessoas.

Após a conclusão do Eixo Norte, que já tem 94,5% das obras concluídas, 12 milhões de nordestinos deverão ser alcançados pela transposição do São Francisco.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS