Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 10/Mar/2017 às 13:03 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Deputado conservador explica por que mulheres devem ganhar menos que homens

Publicado em 10 Mar, 2017 às 13h03

Em um debate sobre a diferença salarial entre homens e mulheres, o deputado ultraconservador Janusz Korwin-Mikke tentou explicar por que as mulheres devem ganhar menos; A eurodeputada socialista espanhola Iratxe García retrucou imediatamente

deputado conservador mulheres homens
A eurodeputada socialista espanhola Iratxe García e o deputado ultra-conservador polonês Janusz Korwin-Mikke

O deputado ultra-conservador da Polônia Janusz Korwin-Mikke afirmou, durante uma sessão no Parlamento Europeu na última semana, que as “mulheres devem ganhar menos que os homens porque são mais fracas, menores e menos inteligentes”.

Agora, o Parlamento investiga se, com o comentário, o político de direita quebrou o regimento interno, que proíbe difamação, racismo e xenofobia.

A declaração foi feita durante um debate sobre a desigualdade de gênero na Europa, em que os parlamentares discutiam a diferença salarial entre homens e mulheres. As informações são do jornal português Público.

Atualmente, a média europeia de desigualdade salarial, de acordo com a publicação, é de 16%.

Imediatamente após Janusz defender que os homens devem ser melhor remunerados que as mulheres, a deputada espanhola Iratxe García-Pérez repreendeu o colega polonês.

“Segundo as suas teorias, eu não deveria ter o direito de estar aqui como deputada. Sei que o magoa e o preocupa que hoje as mulheres possam representar os cidadãos em igualdade de condições com você. Estou aqui para defender as mulheres europeias de homens como você”, respondeu García-Pérez.

A bancada dos deputados socialistas e democratas exigiu do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, “uma sanção exemplar contras as vergonhosas declarações” de Korwin-Mikke.

Segundo a rede britânica BBC, o parlamentar polonês pode ser punido com penas que vão de uma advertência a multa e suspensão temporária.

Esta não foi a primeira declaração polêmica de Korwin-Mikke no Parlamento Europeu. Em outubro de 2015, ele foi suspenso por dez dias por fazer uma saudação nazista na Casa e, no ano passado, foi suspenso por cinco dias e deixou de receber dez dias de presença (3.060 euros, o equivalente a 10.000 reais) por comparar o fluxo de migrantes da Europa com “excremento”.

Vídeo com legendas em inglês:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS