Redação Pragmatismo
Eleições 2018 08/Mar/2017 às 11:14 COMENTÁRIOS
Eleições 2018

Carmen Lúcia, presidente?

Publicado em 08 Mar, 2017 às 11h14
Cármen Lúcia stf presidente brasil eleições 2018
Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do STF (reprodução)

Cristovão Borba Soares*, Pragmatismo Político

É inegável que Brasil passa, nesse momento, por uma crise geral em vários setores: política, econômica e até mesmo moralmente, nosso país enfrenta um sério problema em sua máquina pública.

A crise econômica, com medidas de austeridade, interferência estatal de forma inteligente e corte de gastos, além de outras medidas, pode ser resolvida com menos de meia década. A crise política, após a decisão da cassação ou não da chapa DilmaTemer, deve esfriar até as eleições de 2018. A crise moral, entretanto, não pode ser resolvida com atitudes de última hora, ou com o populismo visto na pré-campanha das próximas presidenciais. A crise moral dentro da política brasileira só pode ser resolvida com a escolha consciente, por meio da população, de um congresso que represente os reais interesses da nação, e a vitória de um presidente que una o país em torno de um ideal, trazendo novamente o respeito do povo brasileiro às instituições governamentais.Esse nome pode ser nada mais nada menos do que a presidente do STF, Carmen Lúcia.

Quando, nos corredores do poder em Brasília, a possibilidade da saída de Michel Temer é levantada, a dúvida sobre quem assumiria a chefia de estado é respondida com nomes como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do senador Antônio Anastasia, e também o de Carmen, que, mesmo não sendo amada na capital, é inegavelmente respeitada.Atualmente, é sem dúvidas a pessoa mais influente da república, ocupando a vaga de um presidente que perdeu a legitimidade antes mesmo de começar a governar, e de um congresso controlado por dois nomes escolhidos a dedo para serem controlados pelo Planalto. Carmen Lúcia assumiu essa missão, talvez até sem perceber, conseguindo, com sua retórica direta e seu bom-senso, estabilizar o país em várias ocasiões- como no caso da liminar que retirava Renan Calheiros da presidência do senado, onde a ministra botou panos quentes sobre a crise, mostrando um jogo de cintura invejável.

Nessa eventual cassação do mandado de Michel Temer, Carmen Lúcia é um nome natural para a presidência, mas e para 2018? As pesquisas ainda ignoram a possibilidade de uma possível candidatura da ministra, enquanto colocam Joaquim Barbosa como eventual candidato. A candidatura de Barbosa, no entanto, é muito mais fraca, já que ele representa, para muitos brasileiros, um sentimento quase anti-petista, o que reduziria o número de possíveis votos dentro da esquerda brasileira. Além disso, ele teria que se candidatar por um partido de centro-direita, dividindo ainda mais o eleitorado dessa ideologia.

Para ganhar, Carmen precisaria de se aliar a classe política, o que não é de sua índole. Seu perfil (até agora) se encaixa em um partido de centro-esquerda até centro, e o PSB poderia ser uma boa opção para levar C.L até o Planalto. Uma aliança de centro, unindo partidos chamados “nanicos“, daria a ela a capilaridade política necessária para realizar uma campanha vitoriosa.

Com uma carreira impecável e sem sombras, ela representa aquilo que o Brasil clama nesse momento.Não, ela não é um bastião da moralidade. Porém, Carmen Lúcia apresenta três atributos que são desejáveis no próximo (ou próxima) comandante em chefe do nosso país: experiência profissional louvável, habilidade em lidar com política e, principalmente, uma moral inquestionável. Numa eleição em que a honestidade promete ser fator decisivo, o nome de uma das maiores juristas do país pode se tornar a melhor opção.

*Cristóvão Borba Soares é aluno do CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa e colaborou para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS