Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 07/Fev/2017 às 17:09 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Alexandre Garcia faz piada com mortes de mulheres e é repudiado

Publicado em 07 Fev, 2017 às 17h09

Alexandre Garcia é criticado e bate-boca na internet após fazer piada com feminicídio. Apresentador da Globo não se limitou a apenas uma frase machista. Ironia com um assunto tão sério provocou revolta

Alexandre Garcia feminicídio internet
O apresentador Alexandre Garcia

Mensagens publicadas pelo apresentador Alexandre Garcia provocaram uma série de críticas nas redes sociais.

O comentarista da Globo ironizou o termo “feminicídio”, expressão usada para designar crime contra mulheres em razão do gênero.

“Feminicídio é invenção de quem pensa que homicídio é matar ‘hômi’”, tripudiou Garcia em sua conta pessoal no Twitter.

O comentário infeliz não parou por aí. Logo em seguida, o jornalista escreveu outro tweet: “Me ajude, então: assassinato de homem vulnerável seria ‘androcídio’?”

Cultura machista

A cada uma hora e meia uma mulher morre pelas mãos de um homem no Brasil. É o que mostram levantamentos da organização Agência Patrícia Galvão, uma das maiores referências no país sobre pesquisa e políticas do universo feminino, incluindo empoderamento, violência doméstica e feminicídio.

A taxa coloca o país como o 5º com maior índice de assassinatos de mulheres no mundo.

No Brasil, a Lei do Feminicídio foi aprovada na Câmara dos Deputados em 2015.

A legislação tipifica o feminicídio entre os crimes de homicídio qualificado, com punição de doze a trinta anos quando o crime envolver violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher.

Por tudo isso, causou espanto que um comentarista da emissora de maior audiência do país abordasse o tema com piada e desdém.

“A cultura machista não dá trégua um dia sequer. Esse tipo de crime (feminicídio) virou motivo de piada até de um jornalista da Globo”, desabafou uma internauta.

“Alguém tira o Alexandre Garcia do Twitter. Além de passar vergonha, vai perder todo o respeito que ainda tinham por ele”, escreveu outra seguidora.

Cotas e ‘mansão de Lula’

Não é a primeira vez que Alexandre Garcia abre espaço para polêmicas, tanto na TV como nas redes sociais. Ao falar sobre racismo, em 2015, o apresentador disse que “o Brasil não era racista até criarem as cotas” (relembre aqui).

No ano passado, foi obrigado a pedir desculpas, com medo de ser processado, após afirmar que Lula tinha uma mansão em Punta Del Este. O jornalista da Globo atribuiu seu ‘erro’ a um boato (relembre).

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS